28 de nov de 2014

Focus Cia de Dança faz curta temporada em São Paulo: “3 Pontos” será apresentada de 4 a 7 de dezembro na Galeria Olido. Entrada gratuita!


apresenta

3 pontos…
Direção  e coreografia de Alex Neoral



Focus Cia de Dança faz curta temporada em São Paulo:
“3 Pontos” será apresentada de 4 a 7 de dezembro
na Galeria Olido. Entrada gratuita!

Em curtíssima temporada, a Focus Cia de Dança, dirigida por Alex Neoral, apresenta a São Paulo uma de suas principais criações. Trata-se do espetáculo 3 Pontos..., que será exibido entre 4 e 7 de dezembro, gratuitamente, na Galeria Olido (Sala Paissandu/Centro de Dança Umberto da Silva). 3 pontos... É uma síntese criativa que alterna três de quatro trabalhos que marcaram a linguagem e linha coreográfica da Focus Cia Dança: Um a um, Pathways (criado especialmente para 50 Jahre Noverre-Gesellschaft em Stuttgart, Alemanha) e Strong Strings.

A trilha musical surpreende: vai de Johann Sebastian Bach a Nirvana. Gestos e movimentos são construídos numa pesquisa que ora privilegia o encontro de dois corpos em busca de novas possibilidades em cena, ora pelos corpos afetados pelas informações que nos cercam. Informações rápidas, imediatas, nervosas, que estimulam e definem movimentos. Os bailarinos vão de desenhos coreográficos expansivos, que rasgam o espaço, a gestos pequenos, sutis. Solos, duos, trios e quartetos são combinações usadas de várias maneiras durante o espetáculo. Na exploração do espaço, o coreógrafo também brinca com o sentido de aglomeração, o desejo de ocupar o mesmo lugar ou o de explorar amplamente a cena.

O diretor Alex Neoral apropria-se do ritmo e da melodia para traduzir em movimentos a sua própria interpretação de cada obra musical. Destacam-se as composições “Prelúdio da suíte n. 6” de Bach, "Smells like teen spirit" e "Come as you are" de Nirvana, considerados pontos altos do espetáculo. Tanto as coreografias Um a um quanto Strong Strings foram originalmente criadas para serem executadas com música ao vivo. Mas suas exibições dentro do espetáculo 3 pontos... acontecem com música mecânica.

Prestes a completar 15 anos de trabalho, a Focus Cia de Dança tem sob sua assinatura espetáculos memoráveis como As canções que você dançou para mim, inspirada na obra de Roberto Carlos, que já foi assistida por mais de 45 mil pessoas dentro e fora do Brasil. Este ano, fez a estreia nacional de Saudade de Mim, coreografia teatralizada que interliga a obra de Chico Buarque à de Candido Portinari.

Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a companhia é hoje uma das mais atuantes na dança carioca. Entre 2010 e 2011, se apresentou em 32 cidades francesas destacando a aclamada Bienal da Dança de Lyon, em setembro de 2010. No exterior já levou sua arte também para Portugal, Itália, Alemanha e Panamá e no Brasil, para mais de 70 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. E em 2011 As canções que você dançou pra mim foi eleito entre os 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos 3 melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista.  Atualmente, a Focus Cia de Dança é patrocinada pela Petrobras.



FICHA TÉCNICA
Direção artística e coreografia | Alex Neoral
Direção de produção | Tatiana Garcias
Luz | Binho Schaefer  e Tatiana Garcias
Técnico de Iluminação | Phelipp Raposo
Direção de Palco | Wellison Rodrigues
Bailarinos | Alex Neoral, Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Mônica Burity
Duração | 57 min
Classificação Indicativa | Livre

SERVIÇO
"3 Pontos...” -  Focus Cia. de Dança
Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Galeria Olido – SALA PAISSANDU / CENTRO DE DANÇA UMBERTO DA SILVA
Av. São João, 473 – República – São Paulo/SP
Tel.: 11 3331-8399
Duração: 60 min/ Classificação: Livre
Ingressos GRATUITOS distribuídos uma hora antes



Nenhum comentário: