12 de out de 2014

O GLOBO homenageia José Wilker no Festival do Rio

Filmes e exposição prestam tributo a um dos maiores atores brasileiros

Na 16ª edição do Festival do Rio, O GLOBO promove a “Mostra Bonequinho – Especial José Wilker”, na Casa de Cultura Laura Alvim. O ator, diretor e crítico será homenageado, entre os dias 1 e 3 de outubro, com exibições de filmes que marcaram sua carreira.  Haverá também uma mostra com fotos e reportagens que, publicadas no jornal ao longo dos anos, narram a trajetória de um dos mais aclamados nomes do cinema, do teatro e da televisão no país. As sessões serão precedidas de debates com diretores dos longas e críticos de cinema do GLOBO, às 19h.

A abertura será com “Bye Bye Brasil” (1979), marco do cinema brasileiro, do cineasta Cacá Diegues, com quem Wilker fez seis filmes. Antes da sessão, Diegues e Arnaldo Bloch, colunista do GLOBO, vão convidar o público a um debate sobre a obra.

No dia 2, quinta-feira, o diretor Sérgio Rezende e o jornalista André Miranda vão levantar curiosidades sobre o filme “O Homem da Capa Preta”, lançado em 1986 e vencedor do Festival de Gramado nas categorias de melhor filme, melhor ator (José Wilker), melhor atriz (Marieta Severo) e melhor trilha sonora original.

“O Bom Burguês”, de 1979, realizado durante a ditadura militar e com passagens pelos festivais de Brasília e Berlim, encerrará o ciclo de homenagens ao ator no dia 3, sexta-feira. Oswaldo Caldeira, realizador do longa, e o crítico Carlos Heli de Almeida são os convidados do bate-papo.


Serviço:
Evento: Mostra Bonequinho - Especial José Wilker
Datas: 01, 02 e 03/10
Debate: 19h
Filme: 20h
Exposição: das 13h às 21h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim  
Endereço: Av. Viera Souto, 176 - Ipanema

Lançamento dia 01/10
Filme: Bye Bye Brasil - Bate-papo: Cacá Diegues e Arnaldo Bloch.

Dia 02/10 
Filme: O Homem da Capa Preta - Bate-papo: Sérgio Rezende e André Miranda.

Dia 03/10
Filme: O Bom Burguês - Bate-papo: Oswaldo Caldeira e Carlos Heli.

Inscrições gratuitas no site www.clubesoumaisrio.com.br

Nenhum comentário: