1 de out de 2014

ELEIÇÕES: O QUE AS DIFERENTES GERAÇÕES ESTÃO PESANDO NA HORA DO VOTO

Com cerca de 150 mil interações em todos os estados do Brasil, aplicativo revela engajamento e tendências de que jovens e adultos querem prioridade na educação, maior segurança e mais discussão sobre política
A poucos dias das Eleições, que ocorrerão no próximo dia 5 de outubro, uma série de dados coletados nos últimos dias pode dar o tom do que querem os eleitores e para que tipo de propostas de governo podem pender seus votos. Com base em cerca de 150 mil interações de jovens e adultos, os dados foram extraídos pelo aplicativo Conectados em todos os estados brasileiros e segmentados pelas mais diferentes gerações, desde a Z (menos de 19 anos), passando pela Y (20 a 37 anos), X (38 a 49 anos), até Baby Boomers – B (mais de 50 anos).
O aplicativo é uma iniciativa de mobilização social pelo entendimento e aproximação das diferentes gerações, por meio da troca de desafios com perguntas sobre perfil, estilo de vida, anseios e sonhos. Educadores, estudantes e famílias de todo o Brasil já estão conectados e discutido sobre temas como política, carreira, futuro e afins, não apenas virtualmente pelo app, mas também pessoalmente.  
Dentre os dados mais relevantes, a prioridade à área educacional é a que chama mais a atenção. Colocada à frente de cultura, economia e saúde, educação sobressaiu-se como o grande sonho em ver o Brasil como referência, com 60% da opinião de todos os participantes. Além disso, em outro questionamento, entre acabar com a pobreza, ter mais acesso à cultura, proteger a natureza ou salvar os animais, ficou à frente “dar uma boa educação para todos” (58% dos votos) como a forma mais assertiva de melhorar o mundo.
Diante do tema “política”, acontecem algumas diferenciações por idade. As gerações mais velhas demonstram-se em parte frustradas com o tema (33% dos respondentes da geração B e 40% da geração X), mas dividem-se com a resposta de que precisa ser mais discutida (33% e 30%, respectivamente). Por sua vez, a prioridade dos integrantes da geração Y é a de querer maior discussão (59%). Uma parte dos integrantes da geração Z, os mais novos, mostrava-se avessa ao assunto (40%), mas há uma parcela considerável que concorda com os mais velhos, de apontar a necessidade de maior discussão (24%). 
Segurança também é outro tema sensível a todas as gerações e necessário de ser destacado. Para 55% de todos os participantes, é o que mais eles sentem falta em suas cidades, à frente de hospitais, parques, programas culturais e transporte público. A geração Z, porém, mostra-se mais dividida, e revela que além da segurança (41%), falta também parques (33%).
“A intenção inicial era estimular as pessoas, de forma inovadora, a refletirem e discutirem mais sobre temas diversos, em especial no que tange o conflito de gerações” diz o Diretor de Inovações da Mind Lab, Claudio Franco, idealizador da iniciativa. “A base de dados é riquíssima e reflete o perfil do brasileiro em âmbito nacional, com recortes por idade, perfil socioeconômico, região do país e muito mais”, completa.
O Conectados é gratuito e está disponível para download na Apple Store e Google Play.
Sobre o “Conectados”: o aplicativo foi criado com a missão de aproximar diferentes perfis de pessoas estimulando o autoconhecimento e a integração social. Pode ser Baby Boomer, X, Y ou Z: cada geração possui valores e interesses distintos, mas no Conectados convivem no mesmo universo digital. Criado pela Mind Lab com apoio de crianças, jovens e adultos empreendedores, o aplicativo gratuito é um game quizz, onde cada usuário responde a 5 perguntas de perfil e desafia outro participante a adivinhar quais foram as suas respostas. Da mesma maneira, quem respondeu pode devolver o desafio com mais 5 perguntas. Quanto maior a distância entre gerações, maiores são as pontuações. O aplicativo pode ser baixado nas versões iOS e Android nas lojas virtuais Apple e Google ou diretamente pelo sitewww.jogoconectados.com.br.  
Sobre a Mind Lab – A Mind Lab é líder mundial em Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades. Sua metodologia, baseada em jogos de raciocínio e mediação de aprendizagem já foi aplicada em mais de 25 países e beneficiou milhões de alunos e professores. Atualmente, a sede da empresa fica no Brasil, país onde são testados e lançados novos produtos por uma rede de parceiros de aproximadamente mil instituição públicas e privadas de ensino.

Postado por
               @miguelrcamilo


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