11 de ago de 2014

Peixe na alimentação diária



Incluir peixe na alimentação diária é uma ótima alternativa para deixar o dia a dia mais saudável. Este alimento, rico em ômega 3, têm como principais benefícios o aumento das ações anti-inflamatórias e a prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, é fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, devido às proteínas. E as vantagens não param por aí. O peixe ajuda no combate da anemia e também previne a osteoporose, com sua grande quantidade de cálcio.
Para inspirar, segue receita de Saint Peter ao creme de espinafre com purê de batata gratinad

SAINT PETER
Ingredientes:
180g de Saint Peter
85g de espinafre (branqueado)
15g de requeijão cremoso
20g de farinha de trigo
20g de manteiga
3 unidades de folha de louro
10 grãos de pimenta do reino
10g de cebola cortadas grosseiramente
350ml de leite
Modo de preparo:
Pegar 180g de Saint Peter, temperar com sal e pimenta do reino a gosto, passar farinha de trigo e grelhar levemente em uma frigideira com um fio de azeite. Reservar.
Aquecer o leite, o louro, cebola e a pimenta do reino em grão. Em outra panela derreter a manteiga e misturar a farinha de trigo. Despejar o leite já aquecido, misturando bem e depois coar. Acrescentar o requeijão e o espinafre, bater no liquidificador e temperar com sal e pimenta do reino. Reservar.
Cama de espinafre:
150g de espinafre
5 g de Alho
1 fio de Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Refogue o espinafre, obedecendo a seguinte ordem: em uma panela coloque o azeite, o alho e deixe dourar.  Entre com o espinafre, deixe murchar e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Purê de batatas
450g de Batata
40g de Manteiga
30 ml de Leite
Pimenta do reino á gosto
Sal á gosto
Modo de preparo:
Descasque as batatas e cozinhe em água até que fiquem bem macias a ponto de purê. Escorra a água e esprema as batatas. Coloque-as em uma panela e leve ao fogo, entre com o restante dos ingredientes e mexa bastante até ficar bem lisa.

Montagem do Prato:
Disponha de um pranto grande. Espalhe o espinafre no fundo e logo coloque o Saint Peter por cima. Despeje o creme de espinafre sobre o Saint Peter e preencha ao redor com o purê. Polvilhe com parmesão e leve para gratinar em forno pré -aquecido a 180° á 200°.
REDIMENTO 5 PORÇÕES
**Branqueado: Rapidamente fervido.
Receita disponibilizada pelo chefe Marcelo Dias, Pizza e Forneria Olegário – Unidade Savassi.
Rua Pernambuco, 1041 - Savassi, Belo Horizonte - MG, 30130-151

Nenhum comentário: