14 de jul de 2014

Salmão é alternativa saborosa para petiscar sem culpa e torcer com muita disposição!

Para celebrar a vitória ou aplacar a ansiedade da torcida durante os jogos da Copa, nada melhor do que honrar a tradição com um aperitivo acompanhado por uma cerveja gelada.  
Aos que buscam opções mais saudáveis sem abrir mão do sabor, a pedida é escolher o salmão, pescado leve, de carne tenra, gosto marcante e alta versatilidade para combinar com os diferentes estilos de uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. 
Para acompanhar um Blinis com creme de limão e salmão (ver receita abaixo), por exemplo, a dica é abrir umaPorter, cerveja escura de alta fermentação, cremosa, encorpada e com aromas de malte tostado; características ideais para combinar com o sabor mais acentuado do prato.  
Aos que preferem o clássico estilo Lager – ou Pilsen – de baixa fermentação, cor dourada e sabor mais leve, a harmonização equilibrada entre os aromas herbáceos da cerveja com uma receita fácil de folhado de salmão defumado com cream cheese (ver abaixo) promete agradar em cheio.
Já a saborosa cerveja de trigo, também conhecida como Weizen, traz aromas frutados e textura cremosa, qualidades que criam uma combinação única de sabores com o bolinho de salmão e gorgonzola (ver receita abaixo).  
“Escolher um petisco nestes momentos especiais não significa deixar a alimentação equilibrada de lado. Além de ser rico em nutrientes, o salmão permite preparações mais descontraídas, que podem ser perfeitamente harmonizadas com diversos tipos de cerveja”, complementa Melanie Whatmore, gerente da associação Salmón de Chile, que promove e incentiva o consumo do salmão chileno no exterior.
É para garantir sabor, sem esquecer da saúde, que a marca compartilha estas três receitas que vão deixar toda a torcida com água na boca e ainda mais alegria na hora de acompanhar os próximos jogos e vibrar pelo Brasil nesta Copa! 
 Blinis com creme de limão e salmão
 Ingredientes
 1 xícara (chá) de farinha de trigo
 ½ xícara (chá) de leite
 5 g de fermento fresco
 2 gemas
 2 claras
 100 ml de creme de leite
 Sal a gosto
 Para o creme de limão:
 200 g de cream cheese
 3 colheres (sopa) de suco de limão
 Raspa de 1 limão siciliano
 Sal e pimenta do reino a gosto
100 g de salmão defumado fatiado
Endro fresco a gosto
Modo de preparo
1. Misture a farinha com o leite, o fermento fresco e a gema, até formar uma massa homogênea. Deixe descansar por 1 hora. 
2. Bata as claras com o sal até ficar em ponto de neve e misture à massa anterior. 
3. Bata o creme de leite em chantilly e misture à massa anterior. 
4. Aqueça uma frigideira antiaderente e faça os blinis com auxílio de uma colher de chá. 
5. Sirva com creme de limão e o salmão defumado e decore com endro fresco.

Folhado de salmão defumado com cream cheese
Ingredientes
1 pacote de massa folhada pronta 
200g de salmão defumado fatiado
200g de cream cheese
Endro a gosto
1 unidade de gema, para pincelar
Modo de preparo 
1. Descongele a massa e coloque no centro dela as fatias de salmão e sobre o peixe o cream cheese. Salpique algumas folhinhas de dill.
2. Feche o folhado dobrando as laterais e as pontas.
3. Pré-aqueça o forno a 200°C.
4. Coloque o folhado em uma assadeira antiaderente e pincele gema sobre toda a superfície da massa.
5. Leve ao forno e asse até que a massa estufe. Quando ela estufar, diminua a temperatura para 170°C e cozinhe por mais 30 minutos ou até que a massa esteja completamente cozida no interior.
6. Decore com endro antes de servir.

Bolinho de salmão com gorgonzola
Ingredientes
600g de batata
500g de Salmão
1 Ovo
1 colher de sopa de Farinha de Trigo (bem cheia)
Farinha de Trigo para "empanar"
 150g de Queijo Gorgonzola
 Salsinha, cebolinha e tomate a gosto
 Alho torrado em pedacinhos
 ½ Pimenta calabresa
 Sal a gosto
 Azeite a gosto

 Modo de preparo
 1. Para começar, cozinhe as 600g de Batata e as 500g de Salmão  separadamente, retire as cascas da Batata e a gordura e espinhos do  Salmão. Deixe-os esfriar em recipientes separados por cerca de 30  minutos.
 2. Misture a Batata com o salmão para que fique bem homogêneo em um  recipiente grande.
 3. Em seguida, adicione o ovo e misture mais.
 4. Adicione a colher de sopa de farinha de Trigo e misture mais.
 5. Corte as 150g de queijo gorgonzola em pequenas fatias e adicione ao recipiente, sempre misturando.
6. Vá adicionando todos os temperos aos poucos e misturando. Quando ficar bem homogêneo, faça os bolinhos no formato que desejar.
7. Para empanar espalhe mais um pouco de farinha de trigo em um prato e passe os bolinhos.
8. Frite cada lado em uma frigideira com um fio de azeite, em média cada lado deve ficar de 2 a 4 minutos (em fogo médio/alto).
9. Sirva quente. 
Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em  2012, a marca Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A marca tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores.   

Nenhum comentário: