14 de jul de 2014

ENTIDADE MAIS ANTIGA DA CONTABILIDADE PAULISTA, SINDCONT-SP COMPLETA 95 ANOS DE MUITAS CONQUISTAS

Sindicato luta pela valorização da classe contábil e investe na educação continuada dos profissionais

Aos 95 anos de sua fundação, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é a entidade mais antiga da classe contábil paulista e a segunda a ser criada no País, representando atualmente os interesses de mais de 80 mil profissionais da Contabilidade que atuam NA Região Metropolitana de São Paulo. As comemorações pelo aniversário da
entidade serão realizadas no próximo dia 18 de julho de 2014, às 19 horas, na sede do Sindicato, reunindo expressivo número de profissionais da Contabilidade, lideranças políticas e empresários para homenagens e confraternização.

Por sua sede, na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, passaram e passam grandes nomes da Contabilidade brasileira, seja na composição de sua diretoria, ou na participação em eventos, palestras, debates e outras ações promovidas pelo Sindicato. “Muitos dos renomados profissionais que por aqui estiveram alçaram voos ainda maiores, contribuindo amplamente para a valorização da profissão contábil em âmbito nacional”, observa o presidente do Sindcont-SP, Jair Gomes de Araújo.
HISTÓRIA
Em 19 de julho de 1919, onze jovens se reuniram para lutar pelos direitos da classe contábil. Esse empenho resultou na criação do Instituto Paulista de Contabilidade. As duas primeiras conquistas vieram logo, com a regulamentação do ensino comercial, da profissão do contabilista e da instituição do registro obrigatório dos guarda-livros e dos contadores na Superintendência do Ensino Comercial.

Em 1932, um grupo associado ao IPC fundou o Sindicato dos Contadores. A partir desse momento, a categoria passou a ter duas entidades com a mesma finalidade. A cisão durou oito anos até que uma comissão mista foi criada para tratar da reunificação, consolidada por meio de uma assembleia geral.

RECONHECIMENTO E REPRESENTATIVIDADE
O reconhecimento da trajetória dos profissionais da Contabilidade pelo Sindcont-SP se dá pela entrega de homenagens e premiações como os títulos de “Contabilista Emérito”, Honra ao Mérito “Profissional Contábil”, Mérito Acadêmico e a Medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini”, bem como constante realização de concursos para premiar os acadêmicos e estudantes.
 
Por meio do bom relacionamento mantido com os órgãos governamentais como a Receita Federal do Brasil – RFB e o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, com as Entidades Congraçadas da Contabilidade no Estado de São Paulo e outras instituições da sociedade produtiva paulista e nacional, o Sindcont-SP tem buscado transmitir os pleitos da classe contábil e, por meio do diálogo e sugestões de melhorias, fornecer condições adequadas para o exercício da profissão. 

Nenhum comentário: