14 de jul de 2014

Animal Planet estreia a produção local Dr. Selvagem

Câmeras registram trabalho de Rodrigo Teixeira, veterinário que salva animais selvagens com técnicas cirúrgicas inovadoras
Rodrigo Teixeira (Foto: Sergio Zacchi)

Rodrigo Teixeira comanda o Zoológico Municipal de Sorocaba com mais de 45 anos de história, com 1.600 animais selvagens e 80 funcionários, onde sua rotina é extremamente dinâmica e repleta de surpresas, mas não perde a chance de fazer brincadeiras, tornando seu dia a dia uma atividade leve e agradável. Ele recebe com bom humor as emergências que chegam a todo o momento, envolvendo pacientes como tigres, hipopótamos, falcões, macacos, tamanduás, elefantes, maritacas e onças. Na função de diretor e médico veterinário do zoológico de Sorocaba, cidade do interior paulista onde fica um hospital veterinário preparado para procedimentos de emergência em animais selvagens, Rodrigo comanda uma equipe que realiza desde canais odontológicos e cirurgias complexas a tratamentos experimentais com acupuntura.

A partir de quinta-feira, 24 de julho, às 22h, o Animal Planet acompanha a equipe do Dr. Rodrigo com a estreia da produção nacional Dr. Selvagem. Dividida em 32 episódios de meia hora de duração cada, a série registra a ação dos veterinários em cirurgias complexas, como a reconstrução do bico de um papagaio e o transplante de penas em um falcão com dificuldades para voar

“Os procedimentos que realizamos são inovadores, se considerarmos a história da medicina veterinária para animais selvagens no Brasil. Salvar estes animais faz parte da missão para preservação da fauna, além de fornecer maior qualidade de vida aos animais selvagens – eu e minha equipe estamos comprometidos com este objetivo”, afirma Rodrigo.

Além de cuidar da saúde dos animais que vivem no zoológico, Rodrigo e os veterinários residentes atendem a emergências trazidas pelos bombeiros, policia ambiental, IBAMA e pela população – em geral, animais selvagens encontrados feridos, devido a maus tratos ou acidentes.

O primeiro paciente da série é uma maritaca que foi encontrada enrolada em linha de pipa. Vinda de uma cidade vizinha, a ave teve fratura completa em uma das patas e a cirurgia emergencial de amputação é sua única opção.

Assim como nos hospitais para seres humanos, a sala cirúrgica é preparada com o máximo cuidado. A assepsia minimiza os riscos de infecção e aumenta a chance de uma recuperação rápida.

A ficha médica dos animais atendidos também lembra os prontuários de pacientes humanos: todas as informações são catalogadas para análise da evolução de casos complexos, como o da onça pintada Vitória – vindo do Acre, o animal chegou ao zoológico com suspeita clínica de hidrocefalia e precisa de acompanhamento constante.

Ainda no primeiro episódio, Rodrigo demonstra como levar Vitória para uma ressonância magnética. A onça adulta é arisca e qualquer erro no transporte e sedação podem comprometer a segurança da equipe e do próprio animal.

O telespectador acompanhará também o emocionante salvamento de um tamanduá mirim atacado por cães domésticos, o “check-up” pelo qual passa um bugio-preto, com direito a exames oftalmológicos, e o mutirão formado por dentistas especializados para o tratamento dos moradores do zoológico.

DR. SELVAGEM é uma coprodução entre Mixer e Animal Planet. Pela Mixer, Adriana Marques e Rodrigo Astiz atuaram como produtora executiva e diretor-geral, respectivamente. A direção é de Luciano Oreggia. Gabriela Varallo, Rafael Rodriguez e Michela Giorelli supervisionaram o projeto por parte do Animal Planet.

Sobre o Animal Planet
O Animal Planet é a única marca global que oferece conteúdo envolvente, informativo e de alta qualidade dedicado a explorar a complexa relação entre humanos e animais, levando à audiência as mais diferentes emoções provenientes desta interação. Na América Latina o canal exibe uma programação que mostra desde relações extremas, histórias extraordinárias, até os acontecimentos mais impactantes do reino animal e da natureza, além de conselhos de especialistas no cuidado com os animais. Animal Planet proporciona entretenimento e informação por meio de várias plataformas. Lançado nos Estados Unidos em 1996 e na América Latina em outubro de 1997, o Animal Planet está disponível em mais de 200 países. 


©[2014] Discovery Communications, Inc. Animal Planet e o logotipo do Animal Planet são marcas da Discovery Communications Inc. Todos os direitos reservados.

 
Sobre a Mixer

A Mixer produz e realiza conteúdos audiovisuais e publicidade de todos os gêneros e para todas as plataformas, tanto sob demanda como de material próprio. Com experiência no mercado, a produtora brasileira é a segunda mais premiada do mundo com 47 Leões no Festival de Cannes.
Entre os trabalhos de ficção da casa, estão as séries “Agora Sim” (Sony), “O Negócio” (HBO), “Mothern” (GNT), “Descolados” (MTV/Band/Sony), “Brilhante F.C.” (TV Brasil/TV Cultura), e “Julie e Os Fantasmas” (Band/Nickelodeon), que foi finalista do Emmy Kids Awards. No repertório de documentários, destacam-se as produções “Catástrofes Aéreas”, “Desafio em Dose Dupla” e “Águias da Cidade”, além dos premiados “São Paulo Sob Ataque” e “O assassinato de Jean Charles”, todos em parceria com o Discovery Channel. As séries animadas “Escola pra Cachorro” (Nickelodeon/TV Cultura) e “Sitio do Picapau Amarelo” (TV Globo/Cartoon) também estão no portfólio da Mixer, já com duas temporadas cada.
Para o cinema, o próximo lançamento é o longa “Confia em Mim”, dirigido por Michel Tikhomiroff, com Fernanda Machado e Mateus Solano. Em 2013 foi lançado “Mato sem Cachorro”, de Pedro Amorim, estrelado por Bruno Gagliasso, Leandra Leal e Danilo Gentili. A Mixer produziu também o premiado filme “Besouro” (Disney/Globofilmes), de João Daniel Tikhomiroff, além de “Corações Sujos” (Downtown/Globofilmes), de Vicente Amorim.

Nenhum comentário: