30 de jun de 2014

SP recebe ​exposição 'Show de Bola' até 14 de julho​

Rio de Janeiro ​também recebe a mostra gratuita, 
que reúne obras de 95 artistas plásticos de vários países



​​(Obras da exposição em São Paulo​​. ​Cada círculo tem aproximadamente 3 metros de diâmetro​)
​​​A cidade de São Paulo recebe até 14 de julho a exposição gratuita 'Show de Bola'na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. A mostra é ​uma interação cultural que reúne obras de 95 artistas plásticos de diferentes países, incluindo o Brasil. Simultaneamente, ​outras obras dos artistas participantes estão expostas na cidade do Rio de Janeiro, até o fim da Copa (13 de julho), no Centro Cultural Justiça Federal (CCFJ).

Embora a mostra seja realizada no período da Copa do Mundo, é importante frisar que não foi inspirada no Mundial de 2014, e tem como único objetivo promover um intercâmbio cultural e artístico. Os artistas assumiram o desafio de representar um pouco de suas culturas, através de pinturas figurativas ou abstratas, fotografias ou esculturas, seguindo a temática: “A beleza e a riqueza de seu país”. 

​A exposição faz uma alusão ao globo terrestre, com obras de artistas plásticos de vários países, como Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça. 

​O ​Projeto​​ Show de Bola​ utiliza como mídia básica, para transposição das obras em 2D, a tela em forma de um hexágono, com 60 cm em cada uma de suas faces. São utilizados 7 hexágonos para formar um círculo (bola), permitindo a união de temáticas e dos vários artistas / países. 

“Uma simbiose onde cada obra fala por si e o conjunto mostra a riqueza plural de nossa diversidade como habitantes dessa enorme esfera global. Uma verdadeira colmeia de talentos e inspirações produzindo o rico mel da arte”, explica Leda Maria, historiadora e professora de artes radicada em Nova York. Ela, que também é artista plástica, é a criadora do projeto e curadora da exposição. 

Cada círculo, depois de montado, ​​chega a medir aproximadamente 3 metros de diâmetro. O caráter itinerante da exposição confere ainda mais movimento às obras de cada artista que poderão ser expostas simultaneamente em três cidades ou locais diferentes, já que cada um se predispôs a fazer três hexágonos distintos. 

Além da exposição física, as obras são amplamente divulgadas digitalmente e nas mídias sociais. Entre os artistas participantes estão nomes já consagrados, que são a maioria, assim como os novos talentos. Para conhecer as obras e artistas participantes, acesse: ​ https://www.showdebola2014.net/
 ​​
Serviço
Datas e locais das exposições:​ ​

​​Show de Bola em São Paulo
Local: ​​Biblioteca ​Alceu Amoroso Lima
​Rua Henrique Schaumann, 777 ​- ​Pinheiros​,​ São Paulo​ /​ SP​.​
​​​​Abertura da exposição: dia 14 de junho, das 1​4​h às ​16​h.
Período: de 14 de junho a 14 de julho.
Horário: 2ª a 6ª feira, das ​10​h às 1​9​h e sábado, das 9h às 16h.
Valor: grátis.

Show de Bola no Rio de Janeiro
Local: ​​Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro / RJ.​​
Abertura da exposição: dia 1​0​ de junho, às ​19​h.​ 
Período: de 11 de junho a 13 de julho.
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h. 
Valor: grátis.


#Podcultura #SandraCamillo #Hospitais #Lentes_Oficial

Nenhum comentário: