16 de jun de 2014

Festival de Turismo das Cataratas consolida crescimento



FIT teve mais de seis mil participantes e garantiu destaque entre os grandes eventos de turismo do país

Festival de Turismo das Cataratas reafirmou na sua nona edição que é um dos maiores eventos de turismo do Sul do país. Os números levantados até o momento revelam o crescimento em todos os aspectos que compõem o evento – encerrado no dia 6. Foram 219 estandes e mais de 700 marcas expositoras.


“Este levantamento inicial já demonstra que ampliamos significativamente os números em relação aos eventos anteriores”, comenta o coordenador do FIT Cataratas, Paulo Angeli. “Estes dados ainda apontam que a cidade é um destino favorável para grandes eventos de turismo e outros segmentos.”

O público também superou a expectativa da organização. Com mais de seis mil participantes, o festival teve a participação de profissionais, empresários e estudiosos do turismo de todo o Brasil e de alguns países da América do Sul. Somente as caravanas foram 48, com representantes de diversas regiões e especialidades turísticas.

Para o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, o “Festival de Turismo das Cataratas expressa toda a vitalidade da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu. Quando se trabalha com seriedade e profissionalismo, os resultados aparecem”.

Recorde – Além do recorde no número de participantes, o FIT registrou a maior participação de sua história no turismo científico. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu recebeu 143 trabalhos científicos e teve 108 selecionados para apresentação. Nessa edição, o tema “Turismo na Natureza” esteve ligado a outras atividades do festival. Durante o evento também foram lançados os livros com trabalhos selecionados de 2012 e 2013.

Novidades – Entre os eventos paralelos, que foram inovações da nona edição, aconteceram o Salão Adventure Cataratas, que abordou o turismo de aventura e interação com a natureza; o Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, com a diversidade religiosa da região trinacional; e o Salão E-Marketing Cataratas, que levou aos participantes as novas tecnologias e o debate do turismo na internet.

Gastronomia – Como em todos os anos, a Arena Gastronômica Brasil Sabor atraiu um grande público para suas palestras e degustações. Dessa vez, a abordagem ficou por conta da “gastronomia responsável” e da culinária baseada em alimentos típicos da região. Ao todo foram oito chefs de cozinha que apresentaram diversos pratos inovadores.

Eventos sociais – Os participantes do Festival Internacional de Turismo também participaram de eventos sociais na cidade, além de passeios e visitas técnicas. Os já tradicionais Clube do Arroz Amigo e Clube do Feijão Amigo se confraternizaram e homenagearam as personalidades que contribuem com o desenvolvimento turístico.

Nenhum comentário: