16 de jun de 2014

Canal Curta! - Destaques de 23 a 27 de junho

SEGUNDAS DA MÚSICA - 23/06

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  
“CURTA! RELÂMPAGO - Martinho da Vila, Paris 77” (documentário)
Dia 23 de junho, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, à 1h e às 15h / quarta, às 9h
O filme é um depoimento de Martinho da Vila. Dirigido por Ari Cândido Fernandes, ele traz o cantor bem extrovertido, com amigos, pelos bairros e bares parisienses. Em 1977, ano em que foi produzido, o cantor fazia sucesso em Paris.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CURTA! RELÂMPAGO – Raimundo Fagner” (documentário)
Dia 23 de junho, segunda, às 21h12
Horários alternativos: terça, à 1h12 e às 15h12 / quarta, às 9h12
No final dos anos 70, o jovem cineasta carioca Sérgio Santos morava em Santa Teresa e era vizinho e amigo de Raimundo Fagner. Na ocasião, o cantor cearense ainda estava começando a colher os primeiros frutos de sua carreira. Sérgio resolveu produzir então um curta-metragem para registrar momentos do astro em ascensão.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“JARDS MACALÉ: UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL” (documentário)
Dia 23 de junho, segunda, às 22h40
Horários alternativos: terça, às 2h40 e às 16h40 / quarta, às 10h40 / domingo, às 2h e às 21h
"Um Morcego na Porta Principal", com direção e roteiro de Marco Abujamra e João Pimentel, é um documentário sobre o polêmico cantor Jards Macalé. Vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio de 2008, o filme retrata a trajetória nada linear de um artista contestador que se tornou conhecido ao lançar "Gotham City", em 1969 – uma canção em que o herói Batman é apresentado como verdadeiro um fora da lei. Jards também é autor de clássicos da MPB, como “Vapor barato” e “Movimento dos barcos”, compôs trilhas de Nelson Pereira dos Santos, foi o parceiro principal de Waly Salomão e violonista e arranjador de Gal Costa e Caetano Veloso.


TERÇAS DAS ARTES – 24/06

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“ENSAIO ABERTO BRASIL: COMÉDIA CEARENSE” (série)
Dia 24 de junho, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 23h
Composta por seis episódios, a série “Ensaio Aberto Brasil“ retrata diferentes regiões do Brasil e suas culturas regionais, tendo como fio condutor grupos brasileiros de teatro com tradição e importância histórica. O documentário é uma rica viagem pelo Brasil, que retrata a cultura teatral brasileira. A proposta de cada episódio é fazer uma reflexão sobre a arte popular e suas formas de manifestação na estética dos grupos selecionados - a estética do barroco, a literatura de cordel, o carnaval, o cangaço, a comédia cearense, são alguns exemplos dos temas tratados no programa. Considerando amplitude da riqueza das manifestações culturais da arte popular, “Ensaio Aberto Brasil” é capaz de levantar inúmeros debates sobre a história do Brasil e sua formação cultural.


QUARTAS DO CINEMA – 25/06

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS  ESTREIA
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “O Pulso”, “O Branco” e “Continuidade”
Dia 25 de junho, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 14h / domingo, às 10h
Quem abre a faixa nesta quarta é “O Pulso”, de José Pedro Goulart, que tem Letícia Spiller e Werner Schünemann no elenco e mostra a história de um rapaz que, sem qualquer razão aparente, cai morto na rua. Não há mais vida, mas existem sentimentos. Em seguida, é a vez de “O Pulso˜. No curta-metragem dirigido por Ângela Pires e Liliana Sulzbach, um garoto cego especula continuamente sobre as cores das coisas e manifesta uma predileção pela cor branca, síntese de tudo o que para ele é inatingível. Por fim, “Continuidade”, de Rodrigo Portela, Daniel Merel e Marcio Schoenardie, toma conta da tela falando sobre as ações cotidianas. Produções produzidas e distribuídas pela Casa de Cinema de Porto Alegre.      

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  ESTREIA
CURTA! RELÂMPAGO - “O Velho e o Novo”
Dia 25 de junho, quarta, às 22h15
Horários alternativos: quinta, às 2h25 e às 16h25 / sexta, às 10h25
O curta, que conta com Gregório Duvivier no elenco, se passa em 1989 e fala de uma investigação feita por um inspetor de polícia francês e um enviado da embaixada do Brasil sobre as causas da morte de uma jovem repórter brasileira. A partir das fitas cassetes gravadas por ela, fazem grandes descobertas. A direção é de Daniel Caetano.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  EXCLUSIVO  INÉDITO
“O CASAMENTO DE MARIA BRAUN, de Raiser Werner - FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA” (série)
Dia 25 de junho, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 21h
A série francesa “Filmes Que Marcaram Época” traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “O Casamento de Maria Braun”, de Raiser Werner.
O diretor filmou “O Casamento de Maria Braun” em 1979. O filme fala sobre a vida e o destino de Maria Braun, contando a ascensão e a queda dessa grande aventureira que viveu na Alemanha Ocidental entre 1945 e 1953. Casada com o soldado Hermann durante os três últimos meses do Terceiro Reich, Maria Braun mata seu amante quando seu marido volta para casa. Ela consegue escapar da prisão porque ele alega a culpa em seu lugar. Raiser Werner Fassbinder nasceu no final da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945 e morreu em 1982. O diretor é considerado uma grande força do novo cinema alemão e tem grande influência na Europa.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 26/06

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CARO FRANCIS” (documentário)”
Dia 26 de junho, quinta, às 20h50
Horários alternativos: sexta, à 0h50 e às 14h50 / sábado, às 18h15 / domingo, às 22h15

O filme dirigido por Nelson Hoineff traça um painel sobre Paulo Francis, jornalista que marcou época e influenciou uma geração. À sua maneira, denunciou a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, independente de qual seja no momento. Irreverente, ficou famoso por seus comentários ácidos sobre a situação do Brasil em plena ditadura militar.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  ESTREIA
“LUTAS.DOC – Heroína Sem Estátua” (série)
Dia 19 de junho, quinta, às 22h30
Horários alternativos: sexta, às 2h30 e às 16h30 / sábado, às 23h30 / domingo, às 5h30

No quarto episódio da série dirigida por Luiz Bolognesi, a série faz uma reflexão sobre a mão-de-obra, que ganhou o nome contemporâneo "recursos humanos". O “negócio” do Brasil foi e é tocado por milhões de personagens que pegam no pesado, sem terem possibilidade de escolha. A partir disso, o episódio aborda os mecanismos que produziram a escravidão indígena e negra, e sobre os modernos estratagemas econômicos que mantém dezenas de milhões de brasileiros como reserva de mão de obra barata.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 27/06

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS  ESTREIA
“TEMPOS DE REBELDIA – O Movimento Punk” (série)
Dia 27 de junho, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 22h

O terceiro episódio da série documental de Kevin Alexander fala sobre o Movimento Punk, uma manifestação musical surgida nos Estados Unidos, em meados da década de 1970, que encontrou terreno fértil para o seu desenvolvimento na Inglaterra, onde serviu como forma de protesto contra a crescente onda de desemprego. O episódio traz entrevistas com ícones do movimento, como Malcolm Mclaren, ex-empresário das bandas New York Dolls e Sex Pistols; John Lydon, ex-vocalista dos Sex Pistols e Jello Biafra, vocalista da banda californiana Dead Kennedys, entre outros.


Sobre o Curta!
O canal Curta! é inteiramente dedicado às artes, cultura, pensamento (filosofia, antropologia, sociologia) e história política,  oferecendo o melhor da produção independente nacional, premiados documentários e séries internacionais. Desde novembro de 2012, o Curta! está disponível através do pacote básico das principais operadoras de TV por assinatura do país – Net (56), Claro TV (69), Oi TV (76), GVT (83), Telefônica DTH (654), TVA SP e Curitiba (91), TVA Foz do Iguaçú (12) e TVA Florianópolis (12). Saiba mais em http://www.canalcurta.com.br.
Mês / ano

Nenhum comentário: