1 de jun de 2014

Banda Sinfônica Juvenil do Guri se apresenta na Praça Victor Civita





O programa possibilita a integração de jovens e o conhecimento com a música clássica
Dia 8/6 (domingo), às 11h a Banda Sinfônica Juvenil do Guri, composta por garotos e garotas com idade a entre 16 e 19 anos, escolhidos por meio de audições com os alunos de todos os polos da Capital e Grande São Paulo, se apresentam gratuitamente na Praça Victor Civita. A classificação é livre.
No repertório do concerto, a plateia poderá ouvir: James Swearingen, Novena;Alfred Reed (1921-2005), 3ª suite; Robert W. Smith (1958), Wilson suite; Alexandre Fracalanza, Homenagem a Zequinha de Abreu e Edward Elgar (1857-1934), Variações enigma, opus 36.
  
Regente de Erica Hindrikson
Graduada em Composição e Regência pela Unesp, teve como professores os maestros Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Mario Benzecry, Naomi Munakata e Samuel Kerr, dentre outros. Trabalhou como regente assistente na Experimental de Repertório, Banda Sinfônica do Estado e no Coral Lírico do Teatro Municipal.
Foi maestrina da Camerata Callis e professora do CEM Tom Jobim, atual EMESP. Em 2012, assumiu a direção musical e regência da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal. Já regeu importantes Orquestras como a Jazz Sinfônica, de Ribeirão Preto, de Câmara Guayreña (Paraguay), Sinfônica de los Llanos Occidentales (Venezuela), Sinfónica de Lara (Venezuela), Sinfônica do Chile, Sinfônica Municipal de São Paulo e o coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba.


SOBRE A BANDA SINFÔNICA JUVENIL DO GURI

Criada em 2009 como Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, recebeu nova denominação - Banda Sinfônica Juvenil - em 2012 para atender os alunos acima de 16 anos com atividades artístico-pedagógicas. Possibilita a integração desses jovens, que ensaiam semanalmente na sede do Guri. Já se apresentou em Tatuí – Festival Coreto Paulista (2010), Salvador (2011), Santos (2010 e 2011) e Mogi das Cruzes (2012) e em importantes espaços culturais como a Sala São Paulo, Grande Auditório do Masp, Tucarena e Biblioteca de São Paulo.

Nos Grupos Infantis e Juvenis, do qual a Banda Sinfônica Juvenil integra, os alunos assistem aulas e master classes e ainda contam com a presença de regente e músicos profissionais. Desde sua criação em 2012 a banda Sinfônica Infanto-Juvenil já se apresentou em diversos espaços culturais da cidade.

Participam do projeto cerca de 350 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 19 anos, alunos de diferentes polos de ensino localizados na Região Metropolitana de São Paulo que ensaiam todos os sábados na sede do Programa Guri e no polo Júlio Prestes. 
SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA
Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita, cuja capacidade máxima é de 1.500 pessoas, dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta e 290 lugares, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO
Banda Sinfônica Juvenil do Guri  
Data: 8/6 (domingo)                     
Hora: às 11h        
Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros          
Ingresso: gratuito
Censura: livre                       
Outras informações: (11) 3031-3689 ou 
www.pracavictorcivita.org.br
*A apresentação acontece no palco da Praça, com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.
** Capacidade máxima do local: duas mil pessoas. Acesso para deficientes.

Nenhum comentário: