13 de abr de 2014

Livro "Violência Nota Zero: Como aprimorar as relações na escola" é lançado em São Carlos

Na obra, lançada pela EdUFSCar, autoras avaliam medidas para enfrentar e prevenir a violência na escola

As situações de provocações dos estudantes a funcionários, agressões físicas e verbais entre colegas e total desinteresse para aprender são frequentes e despertam variadas reações de educadores. Para todos os interessados em enfrentar o problema da violência e construir relações interpessoais adequadas ao âmbito escolar, no dia 16 de abril acontece o lançamento do livro “Violência Nota Zero: Como aprimorar as relações na escola”, publicado pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar). A obra é organizada pela professora Lúcia Willians, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar e coordenadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) da Universidade, em parceria com Ana Carina Stelko-Pereira, docente da Universidade Estadual do Ceará.
Temáticas como Direitos Humanos, Cultura de Paz, desenvolvimento infantil, redes sociais e comportamento moral são abordadas. Formado por capítulos com textos teóricos que apresentam temas essenciais para uma intervenção adequada ao enfrentamento da violência escolar, o livro explica o que vem a ser violência na escola, suas causas e efeitos e o que pode ser feito para enfrentá-la e preveni-la. O livro também colabora com educadores no sentido de ajudar a descobrir se as estratégias que já são utilizadas são eficientes e que alterações podem potencializar suas conquistas.
Também são descritas estratégias de prevenção da violência na escola como um todo, em sala de aula, a alunos específicos, a profissionais da escola e a familiares de alunos, a fim de se construir um ambiente de paz. Todos os capítulos compreendem atividades a serem realizadas em sala de aula, em reuniões de trabalho com outros funcionários da escola ou no contato com os pais.
O lançamento do “Violência Nota Zero: Como aprimorar as relações na escola” ocorre às 20 horas, no Espaço de Convivência do Senac São Carlos, localizado na Rua Episcopal, 700. Inicialmente será apresentado o vídeo "Viver os direitos humanos nas escolas", elaborado pelas autoras em parceria com o Senac, seguido do lançamento do livro. Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br.




#acasadasletras @sandracamillo #podcultura #festivalrnab

Nenhum comentário: