4 de dez de 2013

Teatro/Infantil - 8/12 - Roda Besteirológica dos Doutores da Alegria no TUCA


COM ESPECIAL DE NATAL, DOUTORES DA ALEGRIA ENCERRAM TEMPORADA DA RODA BESTEIROLÓGICA NO TUCARENA, DIA 8/12

 
Palhaços do elenco paulistano da ONG sobem ao palco neste domingo, às 10h30
Um dos espetáculos mais tradicionais do repertório dos Doutores da Alegria, a Roda Besteirológica volta ao Teatro Tucarena, em São Paulo, no dia 8 de dezembro, às 10h30. Desta vez, os besteirologistas apresentam seu Especial de Natal.

Os ingressos, já à venda, custam R$ 30 (com meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br).

Voltada para adultos e crianças, esta edição da Roda Besteirológica contará com uma série de esquetes inspirados no tema – e também no cotidiano do grupo nas visitas aos leitos hospitalares.

Em duplas e trios, os palhaços mostram, entre outras cenas inéditas, Papai Noel e Rena, Presépio do Seu Benedito e Anjos Patinadores, além do Auto de Natal, que percorrerá os hospitais atendidos pela ONG na semana seguinte à apresentação no Tucarena.

“Essa Roda servirá de termômetro e preparação para os artistas para o Auto de Natal nos hospitais. Queremos resgatar uma história que vem se perdendo ao longo dos anos, que é a do nascimento do menino Jesus e seu significado mais profundo em nossas vidas”, revela Fernando Escrich, coordenador artístico da ONG.

Vale mencionar ainda que a interação com a plateia começa antes mesmo do espetáculo propriamente dito. A trupe dá as boas-vindas ao público no saguão do teatro e depois forma um cortejo para a Entrada Triunfal na sala, ao som de uma versão bem-humorada do clássico natalino “Noite Feliz”.

A Roda Besteirológica surgiu a partir de um processo criativo interno, realizado originalmente na sede dos Doutores da Alegria, em que o elenco se reunia para compartilhar as cenas extraídas, inspiradas e criadas a partir da interação com as crianças. Em 2006, esta prática transformou-se em uma intervenção artística, inicialmente realizada a cada dois meses nos hospitais em que a ONG atuava.

No ano seguinte, a Roda Besteirológica foi pela primeira vez apresentada ao público num teatro. A iniciativa, bem-sucedida, ganhou periodicidade bimestral.
 
Doutores da Alegria – Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, desde 1991, atua junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A essência do trabalho é a utilização, no hospital, da paródia do palhaço que finge ser médico, tendo como referência a alegria e o lado saudável dos pacientes e colaborando para a transformação do ambiente onde se inserem.

Em mais de duas décadas de trajetória, já realizou mais de 900 mil visitas com um elenco de cerca de 40 palhaços profissionais (não voluntários) e possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Durante esse período, a organização ampliou e diversificou suas atividades, a partir do Programa de Palhaços Besteirologistas, e hoje possui um leque de ações que visam compartilhar a cultura da alegria a um maior número de pessoas.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, Doutores da Alegria mantém um programa que leva variadas formas de arte, como circo, música e poesia, a pacientes de hospitais públicos, já tendo contemplado mais de 27 mil pessoas; e, no país inteiro, a ONG articula uma rede de mais de 630 iniciativas semelhantes.

Doutores da Alegria desempenha, por meio de sua Escola, um papel referencial na pesquisa da linguagem do palhaço e na formação de jovens, artistas profissionais e interessados – cerca de 180 jovens artistas já se formaram em um programa com duração de três anos. Outras atividades artísticas, como peças teatrais e as Rodas Besteirológicas, são apresentadas ao público em geral.

Mantida por doações de pessoas e empresas como a White Martins, a organização é reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora.

Possui a certificação de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal. Recebeu o Prêmio Criança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde. Recentemente recebeu a certificação de entidade de assistência social do CNAS.
 
“RODA BESTEIROLÓGICA” Doutores da Alegria
Domingo, 8 de dezembro de 2013. Horário: a partir das 10h30. Início do espetáculo: 11h
Teatro Tucarena (PUC-SP)
Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – Entrada Pela Rua Bartira
Telefone: (11) 3670-8455     
Ingresso: R$ 30 (com meia-entrada para estudantes, aposentados e pessoas acima de 60 anos).
Horários da bilheteria: De terça a domingo, das 14h às 20h
Televendas:(11) 4003-1212 - Site: www.ingressorapido.com.br
 



Nenhum comentário: