15 de dez de 2013

Editora Baraúna lança: O Gestor público na nova administração pública no Brasil: O caso dos gestores governamentais da Bahia


gestor


A obra trata da atuação do gestor público na administração pública do governo do Estado da Bahia, no período posterior às reformas da década de 90, orientadas para a melhoria da gestão pública e da prestação dos serviços aos cidadãos. Parte do entendimento de que a reforma do Estado, empreendida no Brasil a partir de 1995, imprime grande relevância à carreira do gestor público, em especial à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

A autora analisa a atuação desse gestor, destacando o uso dos instrumentos gerenciais introduzidos pela reforma, mas levando em conta o impacto, na administração pública, das relações político-partidárias nas suas ações. A pesquisa analisa a formação dos gestores, a construção das expectativas na carreira, bem como a identificação da pertinência da competência política na Nova Administração Pública.

Os resultados apontam para a ausência de uma política unificada na gestão das diferentes secretarias do governo estadual, nas quais predominam decisões político-partidárias em atividades técnicas e gerenciais de implementação de políticas públicas. Indicam, também, a necessidade da construção de um perfil de competência para o gestor público, além da necessidade de inserção de gestores com formação em ciências sociais, visando torná-los, de fato, generalistas.

_____________________

A autora


Lígia Cacilda Maria André Zaqueu é bacharel em Ciências Sociais, e licenciada em Administração Pública, respectivamente pela Universidade Eduardo Mondlane – UEM em Moçambique; Mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador – UNIFACS; Doutoranda na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

_____________________

Ficha técnica

O Gestor público na nova administração pública no Brasil: O caso dos gestores governamentais da Bahia
Autor: Ligia Cacilda Maria André Zaqueu
ISBN: 978-85-7923-900-7
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 233

Nenhum comentário: