1 de nov de 2013

Palestra aborda a evolução e a moda em tecidos


 

O encontro com jornalista Dinah Pezzolo encerra a programação do Circuito de Moda e Arte no CCBB-SP

No domingo (dia 3 de novembro), a jornalista Dinah Bueno Pezzolo encerra a programação do 8º Circuito de Moda e Arte - Mostra Cinema de Moda, no Centro Cultural Banco do Brasil, de São Paulo, com a palestra e debate "Tecidos | História, tramas, tipos e usos", abordando a história da principal matéria das confecções e a sua transformação ao longo dos séculos.

Estilista-modelista de formação, Dinah, que editou por 30 anos o extinto Suplemento Feminino, do jornal O Estado de S.Paulo, aborda tramas artesanais, o uso dos fios tecnológicos e ainda apresenta as tendências apresentadas pelos estilistas contemporâneos com material fotográfico.

Organizada pelo curador Fernando Zelman e Danilo Blanco, da Galeria Central, a Mostra Cinema de Moda, no CCBB-SP, é uma das atrações do Circuito de Moda e Arte, multiprogramação composta por debates, exposições, oficina e outros eventos culturais realizados em diversos pontos da cidade, que tem como temática a cultura da moda. O evento é um dos projetos pioneiros realizados com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O ciclo prossegue durante o mês de novembro na Biblioteca de São Paulo e na Galeria Olido.

Confira a programação:

3 de novembro | domingo - 17h

Palestra: "Tecidos | História, tramas, tipos e usos"
Palestrante: Dinah Bueno Pezzolo, jornalista
Mediação: Fernando Zelman

Com o mesmo título do livro escrito pela carismática palestrante, esta ação é o resultado de pesquisa histórica, que revela toda a evolução da principal matéria-prima da vestimenta, abordado desde os primitivos tramados feitos manualmente de galhos e folhas, até os mais avançados métodos de tecelagem. A palestrante fala ainda das fibras naturais, dos fios inteligentes de tecidos tecnológicos, das primeiras técnicas de tingimento e das modernas formas de coloração, incluindo as estampas em voga nos séculos passados e as tendências exibidas pelos estilistas contemporâneos. Imagens belíssimas coletadas por Dinah arrematam essa palestra, que contempla a participação do público.

SERVIÇO:

CIRCUITO DE MODA E ARTE - 8ª Mostra Cinema de Moda - PALESTRAS
Data: até 3 de novembro de 2013
Horário: 17h
Ingresso: ENTRADA FRANCA, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do evento
Capacidade: 70 lugares, com acesso para portadores de deficiência física.
Mais informações: www.galeriacentral.org e www.bb.com.br/cultura

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
Fone: (11) 3113-3651/3652
Funcionamento: terça a domingo, 9h às 21h
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp
www.facebook.com/ccbbsp

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado // Cafeteria Cafezal //

Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos) R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Sobre Galeria Central
Sob a coordenação do artista plástico Danilo Blanco e do curador independente Fernando Zelman, a Galeria Central é um dinâmico laboratório de ideias criativas, que desde 2001 direciona suas ações para produção, difusão e democratização do acesso à arte e cultura contemporâneas. Seus projetos envolvem, em sinergia, o protagonismo juvenil urbano, novos talentos do ambiente acadêmico e nomes consagrados, com ênfase na mixagem de gêneros de expressão.

Sobre Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo iniciou suas atividades em 21 de abril de 2001. Foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura.
A instalação e manutenção da Instituição em um prédio em pleno centro histórico da cidade refletem também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio arquitetônico.
Desde sua inauguração, o CCBB oferece uma programação regular e acessível a todos os públicos, contemplando as mais diversas manifestações culturais, nas áreas de artes plásticas, audiovisual, música, dança, teatro, palestras, debates e programa educativo. As ações de alguns eventos são ainda amplificadas e perenizadas com a publicação de livros e catálogos.
Enfatizando a diversidade, a multiplicidade de linguagens, o ineditismo, a relevância cultural e as expressões de brasilidade, o CCBB é hoje um marco cultural para o cidadão paulistano e para os turistas que o visitam. É também referência para o mercado e classe artística, tendo conquistado o reconhecimento da comunidade, de instituições e da crítica especializada, com diversos prêmios recebidos.

Nenhum comentário: