8 de nov de 2013

Capoeira – tradição e cultura brasileira




O conceito mostra como a capoeira é única e completa: A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
            Na Semana da Consciência Negra, de 15 a 17 de novembro, no Memorial da América Latina, a ONG Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares oferece uma festa com mais de 70 atrações culturais e acadêmicas, entre elas uma Aula de Capoeira aberta ao público, apresentação e batismo de novos seguidores da arte, tudo com muito Samba de Roda do Recôncavo Baiano e Dança Afro.
            As apresentações serão dos grupos de capoeira do SESI, do Grupo da Zumbi dos Palmares e capoeiristas de diversos lugares do Brasil, inclusive com a presença do Mestre Miguel Machado – Fundador e Presidente Nacional e Internacional da Associação Desportiva e Cultural Grupo Cativeiro Capoeira. A cerimônia do Batizado corresponde à iniciação do aluno na capoeira. Nele o aluno recebe a sua primeira graduação.
            Dia 15 de novembro, das 15h30 às 19h30, em frente ao auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina.




Afroétnica Flink-Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra http://www.flinksampa.com.br/
De 15 a 17/11 - 10h às 20h
Memorial da América Latina -São Paulo

Nenhum comentário: