1 de nov de 2013

A.C.Camargo no Novembro Azul - Palestra gratuita + Corrida e Caminhada - Câncer de próstata Entrada


 

NOVEMBRO AZUL  - Encontro com Especialistas – CÂNCER DE PRÓSTATA
Aberto ao público. Terça, 5 de novembro de 2013, às 17h30, no Auditório José Ermírio de Moraes.

Em evento gratuito com foco no câncer de próstata, especialistas esclarecem
dúvidas sobre prevenção, diagnóstico, terapias e reabilitação pós-tratamento

Hábitos saudáveis que auxiliam na prevenção, exames que propiciam o diagnóstico precoce, terapias menos invasivas e com menor toxidade que visam menos efeitos colaterais e as técnicas de reabilitação voltadas ao bem estar do paciente tratado de câncer de próstata, são alguns dos temas do Encontro com Especialistas. Evento, gratuito, acontece na terça, 5, reunindo cirurgiões oncologistas, urologistas e uma equipe interdisciplinar, para esclarecer possíveis dúvidas do público. Inscrições podem ser feitas pelo encontro@accamargo.org.br
 


No palco estarão cirurgiões oncologistas e urologistas acompanhados de uma equipe interdisciplinar composta por patologista, oncologista clínico, radiologista, radioterapeuta e enfermeiro. Na platéia, pessoas ávidas por informação qualificada acerca dos mais variados temas sobre câncer de próstata, o tipo mais comum da doença entre os homens. É este o cenário aguardado para o Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center, que acontecerá na terça, 5 de novembro, no Auditório Senador José Ermírio de Moares, no A.C.Camargo. O evento é aberto ao público e a participação para quem não conseguir comparecer pode ocorrer com o envio de perguntas para qualquer um dos especialistas convidados pelos perfis oficiais do A.C.Camargo no Facebook e Twitter.

Cada vez mais informado por campanhas de conscientização e pelo que é veiculado na mídia, o público vai ao consultório médico cada vez mais preparado para abordar as mais variadas questões, conforme explica o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo, Gustavo Cardoso Guimarães. “O paciente não quer saber apenas se vai passar por cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. Ele quer entender o motivo para cada modalidade de tratamento ser a mais ou menos indicada para ele e quais são os riscos, por exemplo, de desenvolvimento de quadros de incontinência urinária, impotência sexual, dentre outros, que podem afetar sua qualidade de vida. Ele quer compreender a doença como um todo”, destaca.

De acordo com Guimarães, o diferencial de um centro de referência em Oncologia está justamente em oferecer, no contato permanente com o paciente, profissionais que não apenas olham para a doença e sim para tudo que envolve o bem-estar do paciente e de seus familiares e acompanhantes. “Cabe a nós zelar pelo paciente e de todos que estão em seu entorno por meio de um suporte interdisciplinar. O paciente, assim, se sente seguro, acolhido e encorajado a buscar o esclarecimento das mais diversas dúvidas”, afirma.

Ao longo do evento, o público poderá levantar outras questões que envolvem a saúde do homem, como o tabagismo, etilismo, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, dentre outros. “O homem não é um ser imbatível. Ele precisa reconhecer suas fragilidades e tem todo o direito de buscar a melhor informação e de cuidar da própria saúde”, acrescenta Guimarães.

QUASE 8 ENTRE 10 DESCOBREM O CÂNCER DE PRÓSTATA EM FASE INICIAL - Levantamento realizado pelo Núcleo de Urologia do A.C.Camargo em parceria com o serviço de Estatística - com base em informações de quase 3 mil pacientes - revela que 7,7 entre 10 homens descobrem o câncer de próstata na fase inicial de desenvolvimento da doença. Em linhas gerais, descobrir o câncer cedo representa a possibilidade do paciente se submeter a terapias menos complexas, com menor necessidade de passar por intervenção cirúrgica mais invasiva e risco também diminuído para o desenvolvimento de metástase e, desta forma, ver suas chances de superar o câncer com ótima qualidade de vida atingir níveis elevados. A pesquisa, coordenada por Gustavo Guimarães, reuniu 2738 homens diagnosticados e tratados no A.C.Camargo desde 2000.

A boa notícia é que 77,06% dos diagnósticos (2110 pacientes) ocorreram quando a doença estava no início de seu desenvolvimento e, em contrapartida, apenas 628 pacientes (22,94%) fizeram o diagnóstico de tumor prostático mais tardiamente, nos estadios III ou IV. Comparativamente, os tumores mais avançados - (Estádio IV) - apresentaram discrepantes índices de sobrevida em 60 meses, indo de 98% nos estadios I e II para 92% em estadio III e 44% em estadio IV. Neste último, a queda está associada, principalmente, ao potencial letal destes tumores devido às metástases. "Enquanto nenhum caso nos três primeiros estadios apresentou metástase, a doença progrediu para outros órgãos no estadio IV em 169 entre 251 casos. Nosso desafio está em oferecer terapias mais eficazes e personalizadas para este grupo de pacientes", destaca Guimarães. 

CORRIDA E CAMINHADA – Fazendo parte da programação alusiva ao Novembro Azul, o A.C.Camargo promove também a 3ª Corrida e Caminhada - Saúde do Homem, que este ano acontece no campus da Capital da Universidade de São Paulo (USP) em circuitos de 5km (Caminhada) e 10km (Corrida). As provas acontecem no domingo, 10 de novembro, com largada a partir das 7 horas.

"Nossa proposta ao promover a Corrida e Caminhada é evidenciar os benefícios práticos da atividade física para a prevenção de novos casos de câncer em geral e para a redução de casos avançados da doença, que demandam tratamentos mais complexos, afetam muito a qualidade de vida do paciente e diminuem as chances de cura", destaca Guimarães

Haverá distribuição de bigodes, além de tendas com aquecimento e alongamento, dança, massagem e ioga. Cada participante poderá levar para casa uma foto como recordação, além de compartilhar suas fotos pelo Facebook e conhecer e jogar o game online Corrida da Saúde. O kit também é um dos diferenciais. Todos os inscritos receberão, além do número de peito e do chip, medalha, camiseta exclusiva produzida em tecido Cool Max, gym sack e viseira personalizadas. Mais informações em www.accamargo.org.br/corrida-caminhada
SERVIÇO
Encontro com Especialistas do A.C.Camargo Cancer Center
Tema: CÂNCER DE PRÓSTATA
Quando: terça-feira, 5 de novembro de 2013.
Local:
 A.C.Camargo Cancer Center: Auditório Sen. José Ermírio de Moraes. 

Endereço:
 Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário:
 
17h30.
Inscrições gratuitas:
 
encontro@accamargo.org.br
Participação por redes sociais: 
www.facebook.com/accamargocancercenter  www.twitter.com/haccamargo - Envie sua pergunta até o dia do evento.
SERVIÇO
3ª Corrida e Caminhada A.C.Camargo - Saúde do Homem
Data: 10/11/2013 (domingo)
Local: USP - Cidade Universitária de São Paulo
Distâncias: 5km e 10km
Abertura da Arena: 05h30
Largada para Atletas com Deficiência: 07h25
Largada Geral: 07h30
Premiações
5km: 1º, 2º e 3º lugares - Feminino e Masculino
10km: 1º, 2º e 3º lugares - Feminino e Masculino
Medalha para todos os participantes
Organização: SX2 Eventos
Informações:
 www.accamargo.org.br/corrida-caminhada
Inscrições: Até 01/11/2013 ou enquanto houver vagas.
Valores: R$ 60,00 e R$ 30,00 (acima de 60 anos) Dispomos de cortesias para jornalistas
Cobertura de imprensa:
 moura@comunique.srv.br
A Nova Marca - Desde sua fundação há 60 anos, o A.C.Camargo traz em seu DNA a atuação focada em 4 pilares: prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer que, somados a sua alta representatividade internacional, culminou em 2013 no lançamento da marca A.C.Camargo Cancer Center. Esse posicionamento traduz uma instituição que concentra em um só lugar todos os âmbitos da Oncologia, da bancada de pesquisa ao leito de cada paciente. Primeiro a assinar como Cancer Center fora dos Estados Unidos e Europa, o A.C.Camargo já atendeu mais de 700 mil pacientes desde sua fundação, com índices de sucesso no tratamento só comparáveis aos maiores centros do mundo, sendo 75% para crianças e 70% para adultos; é responsável pela formação de 47% dos oncologistas do país; responsável por 74% de toda a produção científica de alto impacto sobre câncer no Brasil com média de 200 artigos anuais; detentor do maior banco de tumores da América Latina com 30 mil amostras e pioneiro ao criar o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em uma instituição hospitalar privada, obtendo desde então a nota máxima pela CAPES.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, é um dos maiores centros mundiais em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. De forma integrada e interdisciplinar, atende cerca de 15 mil novos pacientes a cada ano, vindos de diversas partes do país e exterior. Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de mais de 500 especialistas, sendo cerca de 200 oncologistas.

Em 2012, conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA).  Também conquistou a certificação ISO 14001, firmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. O selo de qualidade ambiental ratifica que o A.C.Camargo atua de acordo com os rigorosos padrões estabelecidos pela Norma ABNT ISO. Em 2013 foi eleito pela quinta vez  uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame. Também conquistou alguns reconhecimentos importantes: foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde e pelo Anuário Valor 1000 figurou entre as cinco Instituições mais importantes no segmento de serviços médicos. 

Nenhum comentário: