20 de out de 2013

Sesc Literatura | O CIÚME - Diálogos sobre Obras




Sesc Santo André promove intervenção multimidiática e aborda a temática do ciúme na produção literária
Discutindo o processo de construção do conhecimento, Luis de Tolledo e Mario Martinez discutem intertextualidade e interdisciplinaridade em uma apresentação voltada, sobretudo, para estudantes em fase pré-vestibular

Para quem gosta de literatura, para quem precisa estudar para o vestibular, e também para quem é apenas curioso ou amante do tema, o Sesc Santo André apresenta, no próximo dia 22, terça-feira, uma ação artística que discute um dos temas prediletos dos romancistas, contemporâneos ou não: o ciúme.

Conduzida por Luis de Tolledo e Mario Martinez, a atividade coloca em questão a capacidade de leitura e interpretação de texto a partir dessa temática que, trabalhada de forma explicita ou implícita, está presente em grande parte das obras da literatura universal, ultrapassando épocas e estilos.

Shakespeare escreveu que o ciúme o consumia, Machado de Assis baseou seu romance mais famoso no ciúme doentio de Bento por Capitu. Já o compositor Lupicínio Rodrigues, inventor do termo “dor de cotovelos”, dedicou toda sua vida a escrever exclusivamente sobre o tema, sem deixar de fora a melancolia de uma traição e as injúrias de um amor proibido.

Esse bate papo literário é conduzido por dois pesquisadores das relações entre literatura e linguagem teatral. Luís de Toledo, que é formando ator pelo grupo TAPA e trabalhou na trilogia Fica Comigo esta Noite, Sexo dos Anjos e Quase um Bibelô, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator pelo Mapa Cultural Paulista. Atualmente, Luiz faz parte do grupo teatral Boca de Cena e é professor de Arte Dramática no Senac.

Já o poeta, músico e compositor Mário Martinez é formado em letras pela USP e, há quinze anos, desenvolve trabalhos que unem música a poesia. Mario também escreve artigos sobre música e literatura. É o autor de Triviais – O Microlivrokitsh e Banalidades e Semibreves, ambos dedicados à poesia.

Confira a programação!


LIGAÇÕES LITERÁRIAS
Diálogos sobre obras
intervenção
O Ciúme
Com Luiz de Tolledo e Mário Martinez.
Retirada de ingressos da Bilheteria, com 1h de antecedência. 
Não recomendado para menores de 16.
Grátis
22/10. Terça, às 19h30.

Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados).





Sandra Camillo
Editora Chefe
https://www.facebook.com/sandra.camillo

Twitter
Instagram
Pinterest
Facebook
@podcultura

Site Oficial do Portal
www.podcultura.com.br

Nenhum comentário: