11 de out de 2013

Quer conhecer um pouco da história da música liríca brasileira?

capasiteklaus

Editora Baraúna lança obra que exalta “As grandes vozes líricas brasileiras – no passado e no presente”, um livro de Klaus Paulus.

Uma das grandes perguntas do mundo musical é sobre a qualidade do canto lírico no passado comparado com as vozes da atualidade. Será que os cantores sabiam cantar melhor no século passado? Ao nosso ver a reposta é sim. A arte do “Bel Canto” exigia mais conhecimentos e profundos estudos musicais. Existia um vasto mundo de professores ótimos, e muito severos por sinal, principalmente na Itália. As crianças com vontade de seguir a carreira de canto começaram com os estudos da teoria por volta dos 12 ou 13 anos. Isso explica o fenômeno de cantores no palco do teatro Scala com 22 anos por exemplo.

E hoje? Existem poucos cantores que realmente se sobressaem. Existem muitas escolas, mas poucos alunos conseguem alcançar mais tarde a fama mundial. Infelizmente, também os brasileiros foram melhores no início do século passado, entre os anos de 1920 e 1960. Hoje, muitos cantam, mas poucos conseguem subir definitivamente nos palcos das grandes casas de ópera.


À venda no site da editora.

___________________________

O autor

Klaus Paulus, nascido em Berlim em 1934, fez os estudos universitários em Basileia na Suíça. É Doutor em Ciências Econômicas e Políticas. Fez carreira em bancos e, principalmente, como redator jornalístico. Assim, surgiram um pouco mais de 4.000 artigos publicados na Europa, para a alegria de seus fiéis leitores. Muitos dos artigos concentram temas musicais, sua paixão.
___________________________

Ficha técnica

As grandes vozes líricas brasileiras – no passado e no presente
Autor: Klaus Paulus
ISBN: 978-8579-238-13-0
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 96

Nenhum comentário: