17 de out de 2013

Alessandro Gruetzmacher apresenta série Litorâneas, vencedora do Marc Ferrez de Fotografia, na Fauna Galeria




Pela primeira vez em São Paulo, 20 fotografias do catarinense feitas entre 2010 e 2012 ficarão expostas, a partir de 22 de outubro 

Conhecido pelos projetos autorais em preto e branco e por utilizar longas exposições em suas fotografias, o jovem catarinense Alessandro Gruetzmacher apresenta pela primeira vez em São Paulo 20 obras da sérieLitorâneas, vencedora do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012, a partir de 22 de outubro, na Fauna Galeria.

A mostra reúne paisagens e detalhes do litoral de Santa Catarina, feitas entre 2010 e 2012, sempre em preto e branco. Um texto de apresentação desta série foi escrito pelo fotógrafo Claudio Edinger: “O trabalho de Alessandro fala da solidão, fala do infinito, fala da importância de se olhar o mar. A obra deste artista catarinense aprofunda o mistério, mostra o som do silêncio, passa horas vendo o mar e alegra a alma”, destaca.

Em busca da observação esquecida no cotidiano, Alessandro Gruetzmacher retrata as praias de areias brancas, os grandes costões rochosos e ilhas de várias formas e tamanhos com o intuito de descobrir e redescobrir o litoral onde vive.

“Esta série se apropria de uma linguagem há muito esquecida pelas necessidades diárias na produção fotográfica. Utilizando longa exposição, tão necessária nos meados do século XIX, busco uma nova leitura imagética sobre as paisagens litorâneas, a qual nos faz contemplar as paisagens num ritmo desacelerado”, afirma Alessandro Gruetzmacher.


Litorâneas
Fotografias de Alessandro Gruetzmacher 

Abertura: dia 22 de outubro
Visitação: de 23 de outubro a 7 de dezembro
Horário: Terça a sexta, das 14h às 19h, e sábado, das 11h às 17h.
Entrada: Gratuita

Fauna Galeria - Al. Gabriel Monteiro da Silva, 470. Telefone: 11 3668-6572



Sobre Alessandro Gruetzmacher – Nasceu no ano de 1984, em Pomerode (SC). Publicitário formado em 2005, começou trabalhando com fotografia de produtos no mesmo ano. Realiza trabalhos nas áreas de arquitetura, publicidade, culinária e produtos. Desde 2008 vem se especializando na fotografia de arquitetura e interiores, atendendo escritórios de arquitetura e grandes indústrias de cerâmica. Paralelo aos trabalhos comerciais, realiza projetos autorais em preto e branco e utilizando longas exposições. Com fotos destes projetos participou da 9ª Bienal Internacional de Arte de Roma (2012) e ganhou o prêmio internacional Hasselblad Latin American Photo Competition, na categoria Up-and-Coming.

Sobre a Fauna Galeria – Dedicada à arte contemporânea e primeira galeria especializada em fotografia de São Paulo, a Fauna representa artistas brasileiros das mais diversas tendências, abarcando a pluralidade da fotografia brasileira. Fundada em 2010 por Carolina Magano Prado, já apresentou exposições individuais de Lucas Lenci, Roberto Wagner, Hirosuke Kitamura, Pedro David, Bruno Veiga, André Paoliello, Ruy Teixeira, Tuca Vieira, Carlos Dadoorian, Felipe Russo, Eduardo Muylaert, Jair Lanes, Mariano Klautau, Rodolfo e Adriano Vanni, Alexandre Sequeira e a coletiva de Claudia Jaguaribe, Ana Beatriz Elorza, Bruno Vilela, Flávia Sammarone, Ilana Lichtenstein, Luana Navarro e Sheila Oliveira.

Nenhum comentário: