17 de out de 2013

A Ilha do Crocodilo, de Geraldo Costa, recebe prêmio Jabuti na categoria infantil

A Ilha do Crocodilo, de Geraldo Costa, recebe prêmio Jabuti na categoria infantil


Livro publicado pela Editora FTD é fruto da experiência de cinco anos do autor no Timor Leste, onde conheceu o gosto local por contos, lendas e uma rica tradição oral

A Ilha do Crocodilo - contos e lendas do Timor Leste, de autoria de Geraldo Costa e ilustrações de Maurício Negro, conquistou a terceira colocação na 55ª edição do Prêmio Jabuti, categoria infantil. O resultado foi divulgado no final da tarde desta quinta-feira (18) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pela organização.

Neste livro, Geraldo Costa reconta as histórias que ouviu dos timorenses durante os anos em que viveu no país, compartilhando deste gosto do povo local. Muitas dessas histórias nasceram por lá. Outras foram trazidas por portugueses, indonésios, chineses e demais povos que passaram pela região. Todas, entretanto, ganharam o colorido do lugar.

Os personagens que compõem as lendas são um elemento extra na obra. No Timor-Leste vive Abô Lafaek (Vovô Crocodilo), que ao contrário de seus pares que povoam as margens dos rios, mora no mar. Outra figura instigante é o Lia Nai (Senhor da Palavra), como é chamado o contador de histórias timorense, que representa a palavra que encanta e faz brilhar os olhos das crianças nas noites da Terra do Sol Nascente.

Enfim, são histórias encantadoras, que falam dos costumes de um povo alegre, que perpetua seus costumes através da palavra, de longas festas, da tradicional dança tebedai, de instrumentos musicais como o babadok e do vinho de palmeira.

Geraldo Costa é escritor, pedagogo e analista social. Em 2004, foi convidado pela província para uma missão pastoral-social-educativa no Timor Leste, onde viveu por quase cinco anos, trabalhando na formação de educadores. O livro A Ilha do Crocodilo - contos e lendas do Timor Leste é a transcrição dessa rica tradição oral do lugar.

Prêmio Jabuti – Promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti recebeu este ano a inscrição de mais de duas mil obras em 27 categorias. Esta é considerada a mais importante premiação editorial do país. A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2013 acontecerá dia 13 de novembro, na Sala São Paulo.

Nenhum comentário: