13 de set de 2013

Solar das Andorinhas e Associação Liberdade, Canto e Dança lançam projeto "Espaço Sagrado dos trabalhadores e trabalhadoras que construíram a Fazenda Duas Pontes"

Solar das Andorinhas anuncia projeto em parceira com a Associação Liberdade Canto e Dança e Fundação Cultural Palmares. O hotel localizado em Campinas, na centenária Fazenda Duas Pontes estará lançando, no próximo sábado (14), o projeto "Espaço Sagrado dos trabalhadores e trabalhadoras que construíram a Fazenda Duas Pontes". O evento faz parte da comemoração dos 25 anos da Fundação Cultural Palmares.
O projeto pretende implantar oficinas para estudantes da rede pública de Campinas, visando resgatar os grandes feitos da comunidade negra no Brasil. Entre as propostas está um curso permanente de africanidade e desenvolvimento de atividades de marcenaria, serraria, olaria, entre outros.
A iniciativa conta ainda com restauro de todo o patrimônio histórico da Fazenda Duas Pontes, com apoio do Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas). As edificações do Solar das Andorinhas estão preservadas e desde 2004 são tombadas pelo Conselho. A fazenda foi uma das maiores produtoras de café do Estado de São Paulo e hoje é um dos hotéis mais completos do Brasil, com 40 anos de atividade.
Os principais locais históricos construídos ao longo do tempo estão lá: as ruínas da senzala, a casa grande, com paredes de 80cm de largura, as casinhas dos colonos, a capela, a escultura de Cristo datada de 1806, a roda d'água, a casa de máquinas, onde está sendo reorganizado o museu.
Haverá ainda uma área de estudo de mitologia africana e um espaço destinado a equoterapia. Além da plantação de mudas fitoterápicas formando, por exemplo, um jardim sensorial.
A expectativa dos organizadores do projeto é que, em 2014, grande parte do 'complexo histórico' já esteja funcionando e recebendo cerca de mil visitantes por dia.
Estão confirmadas para o evento autoridades políticas e culturais como o prefeito e secretários municipais de Campinas, representantes do Ministério da Igualdade Social, o diretor internacional do BMG, Hélio Araújo, diretores da Fundação Cultural Palmares, Lindivaldo Júnior e Cidinha Silva, e o presidente do Sebrae.
Serviço:
Lançamento do "Espaço Sagrado dos trabalhadores e trabalhadoras que construíram a Fazenda Duas Pontes" com o plantio de árvores sagradas
Quando: 14 de setembro de 2013
Programação:
10hs - Abertura Solene com Apresentação do Projeto para os empresários, bancos e órgãos públicos
14hs - Apresentação do Projeto Desenvolvimento e Empreendorismo Afro-brasileiro, desenvolvido pelo Sebrae
16hs - Inauguração do "Espaço Sagrado das Trabalhadoras e Trabalhadores Escravizados da Fazenda Duas Pontes", com plantio de árvores sagradas
17h30 - Coquetel com recital da poetiza Mirian Alves

Contato: (19)37572700 (ramal2303) /81468574 /81107375 ou pelo email cialiberdadedeteatro@gmail.com

Nenhum comentário: