21 de ago de 2013

Tenha uma coluna sempre jovem e sem DOR!

Um jovem com a coluna rígida é um velho e um velho com a coluna flexível é um jovem
 Exercícios de Pilates Clássico Científico podem transformar colunas velhas em colunas jovens sem dores.
 Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) 80% da população mundial teve, tem ou terá dor na coluna pelo menos uma vez na vida. A má postura durante as tarefas do dia é a principal causa das dores. O método Pilates além de proporcionar a melhora da forma física, é usado mundialmente para tratar disfunções da coluna vertebral que afetam pessoas de todas as idades, sendo apontadas por pesquisas como um dos principais problemas de saúde da sociedade moderna.
A PHD e formadora em Pilates, Drª Eliane Coutinho relata que os exercícios podem ser indicados para reorganizar desvios posturais como escoliose, hipercifose e hiperlordose, estabilizar a coluna lombar com doenças como hérnia de disco e instabilidades muscular segmentar. O método segundo a pesquisadora promove equilíbrio neuromuscular e hipertrofia organizada (força e flexibilidade) tratando e prevenindo problemas decorrentes de posturas e hábitos diários incorretos adquiridos na hora de sentar, dirigir, andar e até em atividades esportivas e profissionais.
“Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva”, afirma a especialista, relata a Dra. Eliane também alerta que uma das principais causas de dores nas costas é a fraqueza da musculatura profunda da coluna a qual é responsável pela estabilização das vértebras. Considerando essa debilidade os exercícios de Pilates promovem o fortalecimento dessa musculatura, reduzindo as sobrecargas nas estruturas passivas da coluna como disco intervertebral, ligamentos, vasos e articulações.
Os exercícios indicados são do repertório original do Mat Pilates, Studio Pilates e Pilates Acessórios com o uso de magic circle, form roller, bosu, balance disk e elastic band. O tempo de tratamento depende da disfunção da coluna e do tempo que o paciente terá para se dedicar as aulas de Pilates Clássico Científico "O tratamento deverá ter uma frequência mínima de três vezes por semana. O método pilates não é simplesmente um método de tratamento, mas, de qualidade e vida, assim, após o período de tratamento o paciente, se transforma em aluno para continuar a prática do método como condicionamento físico e melhora da qualidade de vida”, recomenda Eliane.
Dra. Eliane explica que a prática de Pilates para a reabilitação ou condicionamento físico deve ser feita com profissionais especializados, como conhecimento científico do método para que o tratamento seja eficaz. “Não se aceitam mais tratamentos ou técnicas empíricas sem evidências práticas e comprovação científica”, ressalta a especialista que realizou pesquisa de pós-doutorado em Pilates na USP/SP.

Fisiociência, um novo estúdio de pilates  para os moradores de Moema e Campo Belo

Fisiociência Pilates nasceu há 10 anos com o intuito de ensinar, formar e aplicar o método pilates com embasamento científico. Coordenada pela Profª Drª Eliane Coutinho, a escola tem a missão e compromisso com a investigação científica e clínica dos efeitos gerados pelos exercícios de pilates na hipertrofiar muscular organizada, na área de condicionamento físico e geriatria, assim como nos processos de reabilitação e prevenção de lesões musculares, além de estudar e indicar os melhores treinos neuromusculares para seus alunos de acordo com suas necessidades, estimulando força, flexibilidade muscular e estabilidade articular integrando o todo: corpo mente e espírito.
Fisiociência possui um estúdio próprio com 600 m recém-inaugurado localizado no bairro de Campo Belo, área nobre da cidade de São Paulo. O espaço é destinado às aulas personalizadas individuais e vips com fisioterapeutas com formação em Pilates Clássico Científico, as melhores aulas de Pilates direcionadas para as necessidades de cada aluno, confiram!
Imagem inline 2
Fisiociência
Rua Barão do Triunfo, 1077 - Campo Belo - São Paulo/SP

 A Fisiociência também ministra cursos, saiba as próximas datas:

Curso de Pilates Clássico Científico Clássico 
Não Faça Pilates Clássico , faça o Original  Clássico Científico com a  PHD Eliane Coutinho

Voltado para Fisioterapeutas, educadores físicos e médicos esportivos, o curso Pilates Clássico Científico da Fisiociência Pilates é considerado o único do país coordenado por uma profissional com mestrado, doutorado e PHD com formações em Pilates Clássico Científico. A escola de formação Fisiociência – Centro Paulista de Formação e Estudos do Movimento associa em sua formação de pilates conhecimentos científicos de adaptações musculares, como encurtamento, atrofia, hipertrofia e alongamento muscular. 

Ministrado pela Profª Drª Eliane Coutinho, Fisioterapeuta e Doutora em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia com Plasticidade Músculo Esquelética, o curso de Pilates Clássico Científico apresenta uma nova proposta com o objetivo de acrescentar a fisioterapeutas e educadores físicos novos conhecimentos sobre as adaptações plásticas do músculo esquelético às técnicas de alongamento e fortalecimento desse método criado pelo Joseph Pilates. A escola também dispõe de cursos de aperfeiçoamento nas mais diversas áreas do método pilates para enriquecer os instrutores e consequentemente oferecer aulas mais completas para as necessidades de cada aluno. 

Confira às datas do curso Pilates Clássico Científico:
20 a 29 de agosto - Cajazeiras/PB
09 a 18 de setembro - Goiânia/GO
04 a 13 de outubro - Campinas/SP
14 a 23 de outubro - Macéio/AL
04 a 13 de novembro - Goiânia/GO
25 de novembro a 04 de dezembro - João Pessoa/PB
09 a 18 de Dezembro - São Paulo/SP

Sobre a Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência
Há dez anos a Profª. PHD Eliane Coutinho criou a Fisiociência com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção e no tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. A Fisiociência é um dos centros de formação continuada atrelado a curso de pós-graduação Latu Sensu em Pilates existente no Brasil.
Com formação sólida, a fisioterapeuta é especialista em Avaliação do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PHD em Fisioterapia: Sub-área em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP com parceria com a Unicamp-Campinas e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Método Pilates na USP-SP. Possui formação no Método Pilates Clássico pela linha Canadense Stott Education Program. Também é certificada em WaterPilates pela Aquatic Exercise Association (AEA), nos Estados Unidos. Atualmente escreve o primeiro livro de Studio Pilates do Brasil pela editora Phorte. É membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, é membro fundador da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates) e está escrevendo o primeiro livro de Pilates Studio que será publicado em português no Brasil, pela Editora Phorte. 
Fisiociência

Nenhum comentário: