30 de ago de 2013

FestGuararema, o Festival de Cinema & Meio Ambiente, chega em sua 8º edição


O evento vai ocorrer de 9 a 13 de outubro contribuindo com o movimento cultural do Vale do Paraíba e Alto Tietê

Ano a ano, o Festival de Cinema & Meio Ambiente de Guararema se torna mais tradicional agitando o meio artístico, não só da região do Vale do Paraíba e Alto Tietê, mas também da capital paulista. No próximo mês, o evento chega a sua 8ª edição com uma programação que pretende democratizar a cultura e contribuir, cada vez mais, com a formação de um novo público para o cinema brasileiro.
O Festival tem cada vez mais números expressivos, principalmente em público. Nos últimos anos, atingiu cerca de 10 mil pessoas a cada edição. Parte desse público teve, na ocasião, sua primeira experiência com filmes nacionais nas telonas.
Além disso, as ações que acontecem no Festival contribuem para a conscientização da importância na preservação do Meio Ambiente. Em outras edições, o público pode participar de ações ambientais que complementam a programação como a Coleta Seletiva, o Passeio de barco pelo Rio Paraíba e as palestras ambientais. 
Com uma extensa programação de longas e curtas metragens de todo o Brasil, o FestGuararema terá ainda, palestras, debates sobre cinema e a 4ª edição da Mostra Competitiva Regional. Para esta Competitiva, serão aceitas inscrições de filmes com duração máxima de 20 minutos que obrigatoriamente precisam ser produzidos nas regiões do Vale do Paraíba ou Alto do Tietê ou conter em sua equipe técnica, um integrante dessas regiões. Quatro curtas serão escolhidos por uma comissão e serão apresentados durante a programação do Festival, sendo que o vencedor, por meio  da  escolha de  um  júri especializado, será exibido na sessão de encerramento  e receberá honrarias. Excepcionalmente este ano, um vencedor da competitiva receberá um curso de audiovisual da empresa FocoBr – Centro de Treinamento Audiovisual, além de locação de equipamentos de audiovisual pela empresa CiaRio, contribuindo assim, com a formação de novos profissionais e o estímulo a produção local
Fernando Andrade ministrando Oficinas de Audiovisual
Entre os filmes da programação já estão confirmados: Uma história de amor e fúria (2012) - animação com Selton Mello e Camila Pitanga na dublagem dos protagonistas; Meu pé de Laranja Lima (2012) - inspirado na obra homônima de José Mauro de Vasconcelos, com José de Abreu e Caco Ciocler; Amanhã nunca mais (2012) – protagonizado por Lázaro Ramos e Tainá 2, a aventura continua (2005) – segunda edição das aventuras da pequena índia Tainá, agora adolescente com a ajuda de uma nova indiazinha. É uma oportunidade para assistir atuação de nomes renomados do cinema nacional em obras de relevância no cenário audiovisual.
O início - O Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema surgiu para contribuir com a vida cultural de duas importantes regiões do estado de São Paulo, o Alto do Tietê e o Vale do Paraíba, que somam cerca de 4 milhões de habitantes.
Apesar da proximidade com a capital paulista, alguns municípios pertencentes a estas localidades não possuem salas de cinema há muito tempo. Este fato foi fundamental para o surgimento do evento, e a cidade, com suas belezas naturais e grande apelo ambiental, tornou-se o palco ideal para a sua realização.
Assim como nas edições anteriores, o VIII Festival contará com o Ciclo de Oficinas de Introdução à Produção Audiovisual, onde os alunos aprenderão as etapas de produção de um filme. A oficina sempre resulta na finalização de um curta-metragem, o vídeo é produzido pelos alunos e será exibido na sessão de encerramento do Festival.
Acesso o site do VIII Festival de Cinema & Meio Ambiente de Guararema e consulte o Regulamento para participar da Mostra Competitiva de Curtas Metragens Regionais. As inscrições tiveram o prazo prorrogado para o dia 27 de setembro. Veja também, como participar da Oficina de Audiovisual e fique atento para se inscrever.
e-mail: festguarrema@raizprod.com.br
Tel.: 3024-4498




Nenhum comentário: