15 de jul de 2013

Campanha do Iamspe promove teste rápido de HIV

Ação, voltada a servidores estaduais, tem como objetivo diagnosticar o vírus antes que ele se manifeste como doença, alerta especialista do HSPE
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove campanha de conscientização para que seus usuários realizem o teste rápido de HIV.
A ação, voltada para servidores estaduais, seus beneficiários e agregados, tem como objetivo diagnosticar o vírus antes que ele se manifeste como doença (Aids).
Dados do Ministério da Saúde indicam que o número de pessoas infectadas aumentou entre pessoas acima de 50 anos. O Iamspe atende cerca de 10% da população idosa do Estado de São Paulo e 60% dos pacientes internados no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) têm 60 anos ou mais, o que indica que a população de pacientes infectados pelo HIV entre usuários do Iamspe pode ser bem maior que a conhecida atualmente.
Para realizar o exame, que tem duração de 15 minutos, o usuário do Iamspe não precisa agendar. Basta procurar o ambulatório de Moléstias Infecciosas do HSPE, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O acesso ao local é pela Rua Borges Lagoa, 1755, 1º andar, na região do Ibirapuera, zona sul da capital paulista.
O resultado é mantido em sigilo e liberado para o paciente no momento da realização. Se o resultado for positivo, o paciente contará com o auxílio de uma equipe multiprofissional de saúde, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, para a realização do tratamento adequado.
Como a infecção no momento inicial é silenciosa na maioria das vezes, a pessoa não sabe que está infectada até ficar doente com a Aids.
Ao se descobrir o HIV antes da doença Aids, o tratamento pode ser muito mais fácil e o risco de morte diminui bastante. “A única maneira de descobrir é fazendo o exame”, afirma o médico infectologista e um dos coordenadores do Ambulatório de Moléstias Infecciosas do HSPE, Durval Costa.
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas do HSPE realiza, em média, cerca de 80 exames de teste rápido de HIV por mês, ou seja, de 2 a 3 testes diários.
Segundo Durval Costa, o ambulatório está preparado para realizar uma quantidade muito maior de testes, e só depende da procura do usuário para realizá-los.

Hoje, 15 de julho, em comemoração ao Dia do Homem, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas do HSPE irá distribuir preservativos e panfletos de orientação, além de convidar seus usuários do sexo masculino a realizar o teste rápido.IamspeO Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas.



Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe)
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 4573-9229/9061/9060/8765/8603
www.iamspe.sp.gov.br
facebook.com/iamspesp





Site: podcultura.com.br
Facebook : facebook.com/podcultura
Twitter: Podcultura
Instagram: Podcultura

Nenhum comentário: