23 de mai de 2013

TRADICIONAL BLOCO CARIOCA ABRE OFICINA DE PERCUSSÃO NA PÉROLA NEGRA




Uma parceria entre o Bloco Quizomba do Rio de Janeiro e a Escola de Samba Pérola Negra de São Paulo vai dar a oportunidade para os paulistanos aprenderem a tocar instrumentos de percussão e participarem da bateria oficial do bloco se apresentando nos eventos pré-carnavalescos e desfiles de rua do Quizomba e do Acadêmicos do Baixo Augusta.

O projeto vai acontecer na quadra da Pérola Negra, no bairro da Vila Madalena em São Paulo a partir do dia 04 de junho, onde os interessados poderão comparecer ao local, se inscrever e começar o aprendizado. A mensalidade é de R$ 180,00 (sem taxa de matrícula) e a oficina terá a duração de 9 meses (junho/13 a fevereiro/14).

Confira os horários:
Turma 1 (aulas as terças-feiras) – das 18h às 20h
Turma2 (aulas as terças-feiras) – das 20h às 22h
Não é necessário ter experiência musical e nem levar instrumentos.

Saiba mais sobre o Quizomba:
 Em formato bloco e banda, Quizomba é referência de boa música e animação com shows e desfiles

Os blocos são os grandes responsáveis pelo ressurgimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro na década passada.  Um dos de maior expressão é o Quizomba, formado em 2001 e que desde 2004 fixou sede no Circo Voador, onde mantém uma oficina permanente de percussão, formando seus batuqueiros para o carnaval. É justamente na casa do pop rock nacional que o bloco realiza sua oficina e seus eventos pré-carnavalescos no Rio de Janeiro.

Até então com aulas ministradas somente no Rio de Janeiro, em 2012 o Quizomba iniciou sua oficina no Studio SP, onde realizou 2 shows pré-carnavalescos e um desfile na Rua Augusta em parceria com o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta.

Com o fechamento do Studio SP após o carnaval, o Quizomba ficou sem espaço. Mas devido ao sucesso do primeiro ano de trabalho na cidade, o Bloco logo conseguiu uma parceira de peso pra continuar o projeto de oficina em São Paulo. Situada na Vila Madalena, a quadra da Escola de Samba Pérola Negra será a nova casa do Quizomba. Não poderia existir melhor lugar e parceria!

As aulas serão uma preparação para os alunos se apresentarem nos eventos pré-carnavalescos e desfiles que o bloco irá realizar tanto no Rio como em São Paulo. O pré-carnaval que acontecerá em janeiro e fevereiro servirá de aquecimento para os desfiles do bloco.

O Quizomba se apropria dos instrumentos das Escolas de Samba (Surdos, caixa, repique, tamborim, chocalho e agogô) para ensinar, além do samba, marchinhas, rock, pop, funk, afoxé, quadrilha, entre outros ritmos.
Para a evolução dos alunos, adotamos o método “O Passo” como método de ensino ritmico. Esse método torna menos distante o  aprendizado e auxilia o iniciante na na leitura musical, criando um meio de comunicação bem dinâmico e físico. Mais informações pelo site www.opasso.com.br

No repertório, além dos clássicos do samba como “O Amanhã”, ‘É Hoje”, “Salve a Mocidade” e outras tantas conhecidas e sempre presentes nos bailes de Carnaval, o bloco cria arranjos para grandes sucessos como “País Tropical” e “Taj Mahal” (Ben Jor), “Descobridor dos 7 Mares”e “Não Quero Dinheiro” (Tim Maia), “Olhos Coloridos” (Sandra de Sá), “Sonífera Ilha” (Titãs), “São Gonça” (Seu Jorge), “Pescador de Ilusões” (O Rappa), além das internacionais "Satisfaction" (Rolling Stones) e "Smells Like Teen Spirits" (Nirvana).

Com o sucesso advindo dos show carnavalescos e desfile de rua, o Quizomba criou um grupo show em 2008 para possibilitar levar toda essa diversidade e suingue para outras cidades e estados. Esse grupo, formado por 14 músicos profissionais, fez tanto sucesso que em 2010 a banda gravou o CD e DVD intitulado “Vem Pra Cá Dançar” lançado pela Som Livre,

A gravação do CD/DVD colocou o grupo em outro patamar dentro do mercado musical brasileiro, aumentando os pedidos de apresentação pelo Brasil.

O único pedido que o Quizomba faz a seus foliões é que tragam para os shows e desfiles animação e fantasia para completar o cenário maravilhoso do Rio!


Nenhum comentário: