15 de mai de 2013

CAIXA CULTURAL SP APRESENTA A 2ª MOSTRA ‘ÁFRICA HOJE’


CAIXA CULTURAL SP APRESENTA A 2ª MOSTRA ‘ÁFRICA HOJE’



O evento traz 18 filmes de países como Egito, Senegal, Tunísia, Moçambique, entre outros.

De 21 de maio a 02 de junho, a capital paulista recebe a 2ª edição da mostra de documentários “África Hoje”.  Com curadoria da cineasta Luciana Hees e patrocínio da Caixa Econômica Federal, o evento oferece um vasto panorama da produção africana contemporânea de documentários, realizados por cineastas de diversas nacionalidades como Senegal, Tunísia, Moçambique, Portugal, Egito, Inglaterra, EUA entre outros. Os filmes serão exibidos na CAIXA Cultural São Paulo e a entrada é gratuita.

A mostra “África Hoje” exibirá 18 filmes - entre longas e médias metragens – em sua maioria, inéditos no circuito comercial e terão sessões únicas em São Paulo. Osdocumentários abordam temas múltiplos do universo dos países africanos, alguns muito próximos da realidade brasileira, despertando uma reflexão sobre as diversas maneiras de lidar com questões complexas.

Entre eles, está o filme de abertura “Rouge Parole” (Tunísia/ 2011), um dos principais relatos sobre a Revolução da Tunísia, eleito um dos 12 melhores documentários de 2012 pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque). 

Outro destaque da mostra é o filme “Onde a Água Encontra o Céu” (Reino Unido/2008). Narrado pelo vencedor do Oscar, Morgan Freeman, e escrito por Jordan Roberts (Marcha dos Pinguins), o longa conta a inspiradora história de um grupo de mulheres em uma região remota do norte da Zâmbia que alcançam o inimaginável: aprender a fazer um filme como uma forma de falar sobre suas vidas, levantando uma questão que ninguém vai discutir - a situação das mulheres jovens órfãs devido à AIDS.

A Copa do Mundo também é um dos temas no “África Hoje” com o documentário “Fahrenheit 2010” (África do Sul – 2009). O filme mostra uma investigação do que realmente significou para os sul-africanos os jogos mundiais no país. Quem realmente se beneficiou dos milhões de dólares investidos? E o que aconteceu com a África do Sul depois de ficar com o troféu; os aplausos morreram?

Uma África forte através do seu povo e de sua cultura pode ser vista em documentários como "A Espera dos Homens” (Senegal, 2007),enquanto pintam suas casas um grupo de mulheres fala das suas relações com os homens de uma forma muito aberta.  Já em “Benda Bilili”(República Democrática do Congo/ 2010) um grupo de músicos portadores de deficiência física resultante de poliomielite que conquistou o mundo, é retratado.

A programação oferece uma ampla amostragem do que de melhor foi produzido nos últimos anos, com uma inteligente e sensível escolha de filmes que abordam temas e situações emblemáticas de diversos países.

Para conferir toda a programação com os horários e sinopses acesse: www.mostraafricahoje.blogspot.com.br

Debate e Abertura da Mostra
No dia 21 de maio (abertura da mostra) às 19h, na CAIXA Cultural SP, haverá um debate com a pesquisadora Alessandra Meleiro e o cineasta Marco Abujamra.

SERVIÇO:
Mostra de filmes “ÁFRICA HOJE”
Abertura para convidados e debate: dia 21 de maio, às 19h
Exibição: de 21 de maio a 02 de junho de 2013
Horários: sessões de terça-feira a domingo (vide programação)
Capacidade: 50 lugares
Local: CAIXA Cultural São Paulo –Auditório 6º andar -  Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: 12 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Confira a programaçãowww.mostraafricahoje.blogspot.com.br

Nenhum comentário: