16 de abr de 2013

TETO – Brasil constrói 62 casas emergenciais em seis comunidades da Grande São Paulo


Mais de 600 voluntários trabalharam ao lado de moradores das comunidades Tekoa Pyau, Vila Nova Esperança, Jardim Ipanema e São Francisco, localizadas na capital paulista; e Pintassilgo e Cata Preta, de Santo André no Grande ABC

São Paulo, 16 de Abril de 2013 – No último final de semana (dias 13 e 14 de Abril), a organização TETO – Brasil (ex-Um Teto para meu País – Brasil), que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias por meio da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários, realizou seu primeiro grande mutirão do ano para a construção de 62 casas de emergência. A ação contou com o trabalho de 620 voluntários universitários que trabalharam lado a lado de moradores das comunidades Tekoa Pyau, Vila Nova Esperança, Jardim Ipanema e São Francisco, localizadas na capital paulista; e Pintassilgo e Cata Preta, de Santo André no Grande ABC.

No próximo sábado, dia 20 de abril, as casas serão pintadas pelas famílias e voluntários com tintas doadas pela Coral. No total, a empresa fornecerá 580 litros de tinta Coral Rende Muito em diversas cores. A parceria da Tintas Coral com o TETO – Brasil deu início em 2010 por meio de sua maior iniciativa socioambiental, o ‘Tudo de cor para você’. Com o projeto, a empresa coloca sua missão em prática que é levar alegria, por meio das cores, para a vida das pessoas.

As casas de emergência construídas pelo TETO – Brasil são de madeira, pré-fabricadas, possuem 18 m², e demoram dois dias (sábado e domingo) para serem erguidas. O objetivo da casa é tirar as famílias da condição de vulnerabilidade em que se encontram, para que tenham a oportunidade de viver dignamente. A organização acredita que a casa de emergência é o início de um trabalho que possui o objetivo de levar desenvolvimento comunitário para os cidadãos brasileiros que vivem em situações de risco e merecem viver em um lar digno e com condições mínimas de salubridade.

Em 2012, 370 famílias trabalharam em conjunto na construção de casas emergenciais, totalizando até o ano passado 1.309 famílias beneficiadas pelas ações voluntárias da organização. Para o TETO – Brasil, a grande meta para 2013 é a construção de 600 casas emergenciais e a implementação das atividades de Habilitação Social por meio da introdução de projetos que irão levar educação, saúde, trabalho em rede e outras ações para as comunidades, de acordo com as necessidades prioritárias identificadas pelos próprios moradores.

Sobre o TETO
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, por meio da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO busca, por meio da construção de moradias de emergência, planos de educação, saúde, fomento produtivo e trabalho em rede, construir uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.

Hoje, o TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Em 15 anos, graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 90 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 500 mil voluntários em todo o continente. No Brasil, já foram mobilizados mais de 17 mil voluntários e construídas 1.309 moradias de emergência.

Sobre o “Tudo de cor para você”
Iniciado em agosto de 2009, o “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Mais de 490 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 3000 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 1.300 aprendizes formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Sobre a Coral
A Coral, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter(@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral - ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore - simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços. A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e é a única que, além de códigos, traz os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

Mais informações sobre o TETO – Brasil em:

Nenhum comentário: