1 de abr de 2013

EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENTRE OS OBJETIVOS DA CARAVANA EM VOTUPORANGA

Tornar a escola um ambiente justo e solidário para as pessoas com deficiência é um dos objetivos da Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania, em sua quarta edição, que acontecerá no dia 11 de abril em Votuporanga. O evento é coordenado pela Uvesp - União dos Vereadores do Estado de São Paulo e promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na opinião da secretária Linamara Rizzo Battistella, que analisou uma pesquisa feita junto à rede escolar pública, "é preciso criar um projeto educacional para a inclusão escolar do aluno - com ou sem deficiência - de forma natural". Destaca que é preciso conexão entre todos os alunos das redes de ensino.
O evento tem como público alvo, prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, assistência social, emprego e renda, e é gratuito, com certificado de participação.
O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, diz que "já foi o tempo em que as pessoas com deficiência eram ignoradas pelos direitos constitucionais. Agora o programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência é respeitado, em muito no Estado de São Paulo, graças à capilaridade que está sendo construída pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência". Segundo o presidente da Uvesp lembra que nosso estado tem cerca de 4,9 milhões de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Em sua opinião, respeitar os direitos da pessoa com deficiência é não privá-los de sua liberdade por não terem uma cadeira de rodas, um rampa para atingir um local público ou um transporte adaptado. "Mais ainda: oportunidade escolar e acesso ao mercado de trabalho.
Para o mercado de trabalho, a grande novidade é a presença do "Mutirão do Emprego" para cadastrar interessados em vagas e empresas que têm interesse em cumprir a lei de cotas e contratar pessoas com deficiência.
A Uvesp e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência estão realizando uma pesquisa para analisar as expectativas das pessoas com deficiência. As últimas pesquisas apontam para dificuldades no ir e vir dessas pessoas pela falta de acessibilidade nas calçadas e nos meios de transporte público.
O prefeito Junior Marão e o presidente da Câmara Eliezer Casali estão apoiando o evento, reunindo entidades e mostrando a importância que a cidade dá ao tema.
SERVIÇO:
4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Data: 11 de Abril - quinta-feira
Horário - das 09h às 13h
Local: Centro de Convenções - Avenida dos Bancários, nº3299- Vale do Sol - Votuporanga
Inscrições: gratuitas, no local
Mais informações, favor entrar em contato com Silvia Melo - Diretora de Comunicação UVESP - (11) 3884.6661 /3884.6746 - www.uvesp.com.br / imprensa@uvesp.com.br

Nenhum comentário: