22 de abr de 2013

CIRURGIA PLÁSTICA PÓS-BARIÁTRICA: NÃO É ESTÉTICA, É SAÚDE




O número de cirurgias bariátricas chegou a 72 mil em 2012 e, como consequência, as cirurgias plásticas para reparar as marcas da obesidade também se tornaram uma necessidade, com excelentes resultados também para a saúde.

O aumento substancial de peso causado pela obesidade gera uma perda da elasticidade cutânea. A pele se estica muito mais do que estava estruturada, o que a impossibilita de voltar ao que era antes dos quilos adquiridos. Essa capacidade varia de acordo com características individuais da pele e com a forma como a obesidade foi se instalando. As estrias, por exemplo, são um dos sinais que evidenciam essa perda de elasticidade.

Geralmente, passado um ano da cirurgia bariátrica, o paciente já passou por alterações  metabólicas mais intensas e a flacidez, além de ser um incômodo estético,  pode ser também um problema de saúde.  “O excesso de pele pode refletir em problemas posturais que levam ao desequilíbrio e, em casos mais graves, problemas de locomoção”, explica o cirurgião plástico Dr. Wagner Montenegro.

As áreas em que há maior sobra de pele são o abdômen, braços, pernas e mamas. Nessas áreas, em que há dobras na pele, as dermatites, assaduras e micoses são frequentes. E, fora o desconforto, provocam no paciente uma timidez que pode impedir relacionamentos mais íntimos. “A simples ideia de ficar despido na frente de outra pessoa constitui uma barreira intransponível”, lamenta Dr. Montenegro.

A cirurgia estética transforma esses relatos, pois melhora o contorno corporal e o tônus da pele. Após a reparação, o paciente recupera a autoestima e consegue se ver mais próximo à imagem que desejava antes da cirurgia bariátrica, se sentindo confiante ao vestir roupas mais justas e nos relacionamentos íntimos.

Para ter um resultado eficaz, muitas vezes, a cirurgia é feita em etapas. “Como os procedimentos são demorados, dependendo da extensão, precisam ser feitos separadamente, de acordo com a avaliação prévia feita pelo cirurgião plástico.”, explica o especialista.

Clínica Montenegro – Dr. Wagner Montenegro

         Dr. Wagner Montenegro –Especialista em Cirurgia Plastica pelo Conselho Regional de Medicina, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica . O especialista e diretor clinico da clinica Montenegro, considerada uma das mais conceituadas em cirurgia plástica do país. Dr. Wagner tem quase 30 anos de  experiência profissional.

Dr Wagner Montenegro é idealizador do portal
www.cirurgiaplasticagratuita.com.br  que reúne  os procedimentos gratuitos disponíveis para a população e onde eles podem ser feitos.

2 comentários:

Flavinha Pires disse...

Quero saber mais sobre o Dr. Wagner Montenegro.

Fátima disse...

Flavinha, no site dele tem bastante informação. Se você marcar uma avaliação, certamente vai tirar todas suas dúvidas. www.plasticamontenegro.com.br