22 de abr de 2013

Chega às livrarias em abril, pela editora LeYa, "O QUE DRUCKER FARIA AGORA" de Rick Wartzman



Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria e faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA). Foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado o pai da Administração Moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações – subentendendo-se a Administração Moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.
Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzirem-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se-á automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada.
“O desempenho econômico não é a única responsabilidade de um negócio”. (Peter Drucker)
“O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.” (Peter Drucker)
Peter Drucker conhecia o Brasil por meio de três grandes ícones nacionais: a fabricante de aviões Embraer; a companhia petrolífera Petrobras e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ozires Silva, ex-presidente da Embraer, conta: "Drucker era fascinado pela história da Embraer e de como um país em desenvolvimento, como o Brasil, pôde desenvolver uma indústria de ponta e competir com as nações mais industrializadas do mundo neste complexo segmento do mercado.” Da mesma forma, Drucker considerava extraordinário o desenvolvimento da Petrobras e seu potencial energético.
Em sua primeira visita ao Brasil, ainda nos anos 50, Drucker pôde conhecer o presidente Juscelino Kubitschek e apoiar sua decisão de construir Brasília. Numa entrevista à revista Exame, Drucker enfatizou a criação da nova capital federal como o acontecimento mais importante no país nos últimos 50 anos: "Brasília criou um Brasil diferente, voltado para seu interior.”
Otimista com o futuro brasileiro, ele afirmou não concordar com a visão (em voga em fins dos anos 90) de que o Brasil havia fracassado em sua ânsia de se tornar uma nação desenvolvida. "Conheço os tremendos problemas brasileiros, mas houve enorme progresso, tanto social como econômico, mas, principalmente, psicológico."
À medida que tecnologia, globalização e inovações nos negócios avançam em grande velocidade, a pergunta “O que Drucker faria agora?” se torna mais relevante. Mais do que qualquer um de seus contemporâneos, Peter Drucker entendia como o indivíduo, a instituição e a sociedade interagem. E ninguém reconheceu e articulou melhor os desafios enfrentados pelos três – ou surgiu com soluções mais práticas para esses desafios.
Desde 2007, Rick Warzman, diretor do Drucker Institute, vem habitualmente perguntando – em sua conhecida coluna no Bloomberg Businessweek, o que Drucker faria. Em cada matéria, Wartzman apresenta um assunto atual e um ponto de vista inspirado em Peter Drucker, baseado em seu profundo conhecimento, suas ideias e ideais.
O que Drucker faria agora? aborda o melhor de Wartzman, com suas mais atuais colunas, num único volume, oferecendo uma perspectiva nos negócios e na sociedade que você não irá encontrar em nenhum outro lugar. Trazendo mais de 80 artigos, o livro está organizado em sete seções temáticas:
•           Administração como uma disciplina
•           O exercício da Administração
•           Desafios administrativos para o século XXI
•           Sobre Wall Street e Finanças
•           Sobre valores e responsabilidade
•           Setores Público e Social
•           Arte, música e esporte
Englobando tudo, desde o salvamento financeiro federal da GM e o escândalo no Goldman Sachs, até os papéis da religião e das relações raciais numa sociedade bem-articulada, O que Drucker faria agora? percorre uma variedade de assuntos tão abrangentes quanto a extraordinária mente de Drucker.
Wartzman oferece um olhar inteligente, original e provocador a um mundo que está sendo golpeado pela mudança, e onde todas as instituições – particulares, públicas e sem fins lucrativos – estão em busca de respostas. Realmente, o que Drucker faria?
Sobre o autor:

Rick Wartzman é diretor executivo do Drucker Institute, na Claremont Graduate University, uma organização que transmite os ensinamentos de Peter Drucker, com a finalidade de melhorar a sociedade estimulando a administração efetiva e a liderança responsável. Ex-repórter e editor do Wall Street Journal e do Los Angeles Times, é colunista da Bloomberg Businessweek online e editor de The Drucker Lectures: Essential Lessons on Management, Society and Economy. Ele mora em Los Angeles, Califórnia.
Ficha Técnica 
Editora: Leya
N.º Páginas: 352
Preço de capa: 39,90
Preço de ebook: 26,99
ISBN: 978-85-8044-659-3
1ª Edição: Abril de 2013

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