19 de mar de 2013

Caravana da Acessibilidade começa na próxima sexta-feira e recebe atleta do time São Paulo

A partir de 22 de março, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), terá a sua quarta edição em dez cidades do interior paulista. A primeira a receber os encontros será Bebedouro.
A Caravana consiste em uma série de encontros regionais, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre os direitos das pessoas com deficiência, que incluem: educação inclusiva, trabalho, cidadania, reabilitação, entre outros.
No primeiro encontro da Caravana, o atleta do Time São Paulo na modalidade atletismo, Odair Ferreira dos Santos, estará presente para divulgar uma das novas metas do projeto Time São Paulo, o apoio a 12 Clubes Escolares Paralímpicos. O Governo do Estado de São Paulo, cumprindo seu papel de fomentar o esporte paralímpico e proporcionar um maior legado às futuras gerações de atletas paralímpicos do estado, incluiu no projeto do Time São Paulo novas metas e uma delas é o apoio ao esporte dentro dos municípios.
Além da novidade, ligada ao esporte, neste ano declarado pela 22ª Cúpula Iberoamericana, como Ano Iberoamericano para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, vem somar-se aos parceiros da Caravana da Inclusão a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho - SERT, por meio do PADEF e o Poupatempo.
Além das atividades de exposição de temas e debates, haverá o "Mutirão do Emprego" e o apoio ao esporte, por meio do Time São Paulo, em todos os municípios que sediarão os encontros. Durante as Caravanas serão disponibilizados: emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via); cadastro para vagas de emprego; encaminhamento para processo seletivo, mediante oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da região; e captação de currículos de pessoas com deficiência.
Para efetuar o cadastro e encaminhar para as vagas de emprego é necessário que o cidadão tenha 16 anos ou mais e apresente RG, CPF, Carteira de Trabalho e quando possível laudo médico. Para emissão da Carteira de Trabalho é necessário ter 14 anos ou mais: para 1ª Via - RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original e 1 foto 3x4; para 2ª via - RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento original, 1 foto 3x4, carteira anterior ou qualquer documento que contenha o número e a série da carteira anterior.
A Caravana é aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na abertura de cada evento. O objetivo é fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência. A Caravana também apresenta ao público as ações e programas da Secretaria voltados às pessoas com deficiência.
Em todos os encontros haverá o Desfile de Moda Inclusiva e a mostra itinerante do Memorial da Inclusão.
Calendário da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania de 2013
Bebedouro - 22 de março
Votuporanga - 12 de abril
Itú - 26 de abril
Lins - 17 de maio
Araçatuba - 21 de junho
Registro - 09 de agosto
Porto Ferreira - 13 de setembro
Lorena - 18 de outubro
Dracena - 22 de novembro
Campinas - 13 de dezembro
SERVIÇO:
4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Data: 22 de Março - sexta-feira
Horário - das 9h às 13h
Local: IMESB - Rua Nelson Domingues Madeira n. 300 - Jardim Eldorado - Bebedouro
Inscrições: gratuitas, no local

Nenhum comentário: