6 de fev de 2013

Aproveite o carnaval com uma alimentação adequada



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Aproveite o carnaval com uma alimentação adequadaNutricionista dá dicas para curtir a festa com saúde



 Começa nesta semana a maior festa popular do Brasil e, para manter o pique nos quatro dias de folia, o que mais precisamos é de energia. Por isso, a nutricionista Tereza Cibella destaca que o principal nutriente nesta época é o carboidrato, responsável pela disposição. “Tanto antes como depois da festa, é importante ter alguma fonte de carboidrato, como massas, pães, batata e algumas frutas”, destaca Tereza. Entretanto, para garantir a diversão é importante seguir algumas dicas.
   A primeira delas é não sair de casa para pular carnaval em jejum. Segundo a nutricionista, a falta de alimentação pode provocar fraquezas e até desmaios. “Um prato rápido de fazer, gostoso e bem nutritivo que pode ser consumido antes da festa é o macarrão ao sugo, suficiente para dar energia até amanhecer. Outra opção são os sanduíches com pães integrais, que dão mais saciedade e, aliados a alguma proteína como atum ou queijo branco, formam uma refeição completa”, afirma.
   Geralmente a fome acompanha os foliões na volta para casa, uma vez que a energia gasta durante a festa é alta. Neste momento, Tereza sugere uma massa com molho vermelho ou com ervas, sempre acompanhado de uma proteína (atum, carne ou frango). “Este tipo de prato ajuda a repor energias e é leve o suficiente para promover um sono tranquilo, mas cuidado com a quantidade. Qualquer alimento em excesso prejudica”, destaca. Outra dica é evitar alimentos gordurosos, que têm digestão mais demorada e causam cansaço e indisposição.
   Por fim, é importante não se esquecer da hidratação, pois durante as baladas perdemos muito líquido pelo suor. “Abuse de água natural e de coco e de sucos de frutas, e evite o excesso de bebidas alcoólicas, pois além da ressaca, o álcool pode causar dores de cabeça e náuseas, devido à eliminação de sais minerais e nutrientes”, aconselha Cibella. Por isso, tente alternar, a cada meia hora, o álcool com um copo de água e aproveite seu carnaval com moderação!

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