14 de jan de 2013

Ticket lança o primeiro benefício que viabiliza inclusão cultural a trabalhadores


A Ticket, líder no setor de refeição e alimentação-convênio e comprometida com as políticas econômicas e sociais em prol dos cidadãos brasileiros, anuncia o lançamento do Ticket Cultura, o primeiro benefício de inclusão cultural aos trabalhadores do País, que poderão utilizar o produto para compra de ingressos de cinemas, peças de teatro, museus, espetáculos de dança e shows musicais, entre outros eventos culturais, além de aquisição de livros, CDs e DVDs.
Com a novidade, a Ticket amplia ainda mais a oferta de soluções às áreas de Recursos Humanos das empresas-clientes, além de incentivar o acesso do trabalhador às opções de lazer, valorizando a cultura nacional. O benefício irá aquecer economicamente o setor cultural, com geração de empregos e renda e aumento das cadeias produtivas envolvidas. "O produto é inovador, voltado para todas as camadas sociais, especialmente aos trabalhadores de baixa renda. No geral, o impacto será muito importante para o desenvolvimento do País, pois aborda a cultura pela perspectiva do seu acesso”, informa Sergio Oliveira,  diretor de Produtos Regulamentados da Edenred Brasil.
Na concessão do Ticket Cultura, produto regulamentado pelo Programa Vale Cultura, as empresas que declaram Imposto de Renda com base no lucro real poderão deduzir até 1% do imposto devido, além de concederem facultativamente o valor de R$ 50 mensais, destinado exclusivamente para fins culturais. O Ticket Cultura será oferecido na versão cartão magnético.
Além do acesso à diversão e ao lazer que a cultura proporciona, a criação de empregos e renda também se destacam neste setor. Segundo pesquisa da Fundação João Pinheiro de 2003, a cada R$ 1 milhão investidos na área cultural, 245 novos empregos são gerados. A expectativa da Ticket é que o Programa beneficie, ao longo dos próximos anos, em média 15 milhões de trabalhadores registrados no regime CLT, cerca de 40% dos 37 milhões de trabalhadores (segundo dados do IBGE de 2011).
“Com o lançamento oficial do produto Ticket Cultura, a Ticket inova mais uma vez, contribuindo com o acesso dos trabalhadores brasileiros aos bens culturais, reforçando cada vez mais o  compromisso com a democratização do acesso à cultura no nosso País” complementa Gustavo Chicarino, diretor de Estratégia, Marketing e Novos Negócios da Edenred Brasil.

Mercado cultural

Estudo do Ministério da Cultura (MinC) de 2009 aponta que uma família brasileira gasta em média R$ 65 em cultura por mês. Caso seja uma tendência, nos próximos anos, o ciclo cultural no País será potencializado em cerca de R$ 700 milhões por ano e o universo de pessoas que utilizarão o Ticket Cultura pode chegar a três milhões de usuários. 
Dados não faltam para comprovar que a demanda cultural no Brasil está reprimida. Segundo estudo do IBGE de 2009, o brasileiro só investe 2% do seu salário mensal neste setor. Enquanto isso, os canadenses e os ingleses aplicam 3,2% e 9,3%, respectivamente. Já a Funarte (Fundação Nacional de Artes) mostra, em 2009, que a média da taxa de ocupação de um teatro no Brasil é de 13%, enquanto em circos é de 21% e em cinemas 26% (conforme dados da Central do Circo e Ancine de 2007).
“Realizamos estudos que apontam que o mercado cultural crescerá de forma acelerada nos próximos anos, com geração de demanda por cultura, formalização dos estabelecimentos culturais, geração de empregos e o surgimento de novos empreendedores culturais. Com o Ticket Cultura, toda a sociedade sairá ganhando e milhões de brasileiros serão beneficiados”, comenta o executivo, lembrando que, com o tempo, o Ticket Cultura deverá ter o mesmo caminho de sucesso do Ticket Restaurante. “Há 36 anos, quando criamos o Ticket Restaurante, os trabalhadores não tinham poder aquisitivo para boas refeições. Hoje, os funcionários das empresas têm alimentações saudáveis e trabalham melhor. Além disso, toda a cadeia que compõe este setor é beneficiada, tal como os restaurantes que se formalizaram e foram criados a partir do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador)”, finaliza Chicarino.
A Ticket fará o lançamento nacional do produto por meio de uma campanha de marketing direcionada às empresas e estabelecimentos culturais. Nela, serão apresentadas as novidades do Ticket Cultura e suas vantagens para os trabalhadores brasileiros. 

Semana Ticket Cultura
As ações da Ticket relacionadas à cultura já tem história. Há seis anos, a empresa promove a Semana Ticket Cultura & Esporte, que já proporcionou centenas de atividades gratuitas em diversas cidades, incluindo museus, mostra de cinema nacional, espetáculos teatrais e circenses, artes visuais, contação de histórias, música, esporte e também oficinas de capacitação a professores da rede pública de ensino. Ao todo, já participaram do projeto mais de 700 mil pessoas. “A Semana Ticket Cultura & Esporte foi mais um projeto pioneiro da Ticket, cujo sucesso está refletido no alto índice de participação da população, sobretudo a de baixa renda que pouco tem acesso a essas atividades culturais normalmente”, conclui Chicarino.

Sobre a Ticket
Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 36 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte e Ticket Frete. 
Com abrangência nacional, a Ticket atende a 57 mil empresas-clientes e mais de 5 milhões de usuários, com 4,2 milhões de cartões eletrônicos em operação aceitos em uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados em 4,8 mil municípios brasileiros. 
A Ticket é uma empresa Edenred – que integra as empresas Ticket e Accentiv´ Mimética

Nenhum comentário: