21 de jan de 2013

'Pérola do Vale' tem opções de gastronomia, atrações e hospedagem para quem busca momentos especiais nessa temporada


Guararema tem tudo para se tornar um dos destinos queridinhos dos paulistanos. A cidade está localizada a cerca de 80 km da capital, com fácil acesso pelas principais rodovias. E, além disso, possui hospedagem, atrações e gastronomia para todos os gostos! Atualmente, Guararema é considerada a divisa entre a agitação dos grandes centros e a tranquilidade de uma cidade com cara de interior. Nas férias de verão, torna-se um dos destinos mais indicados para a família que deseja passar bons momentos durante o verão, ou até mesmo no Carnaval, sem passar muito tempo na estrada.

Seu pequeno centro, porém organizado e de uma limpeza surpreendente, reflete um pouco do que a cidade quer transmitir aos turistas: a simpatia de seus moradores, o clima de vilarejo onde todo mundo conhece e dá informação sobre tudo, a qualidade de seus serviços e a organização para receber um turismo consciente.

Entre os pontos turísticos da cidade estão o Recanto do Américo, Ilha Grande, a Igreja Nossa Senhora D'ajuda e Nossa Senhora da Escada - onde está situada a única imagem de São Longuinho do Brasil.

História - Em 1611, Gaspar Vaz, procedente de uma sesmaria de Mogi das Cruzes, funda o aldeamento da Escada às margens do imponente Rio Paraíba do Sul. Em 1652, é construída pelos índios, sob a orientação dos jesuítas, a primeira capela do arraial. A partir daí, a localidade torna-se ponto de referência para os viajantes, no trajeto São Paulo/Rio de Janeiro. Já em 1732, chegam os missionários capuchinhos. Devido à má conservação da capela, eles resolvem construir um novo templo e, ao seu lado, um convento.
Em 1875, D. Laurinda de Souza Leite doa para sua ex-escrava Maria Florência um quinhão de terra situado à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, pouco acima da foz do Ribeirão Guararema. Levada por sentimentos religiosos, Maria Florência decide construir uma capela para São Benedito, seu santo de devoção. No ano seguinte, entra em funcionamento o trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil. A inauguração é um dos principais fatos históricos que impulsionaram o surgimento da "Pérola do Vale", pois novos moradores começaram a se estabelecer ao redor da pequena capela e da estação de trem.

Com isso, por decisão das autoridades do governo republicano, a sede do Distrito de Paz é transferida da Freguesia da Escada para Guararema no ano de 1890. Era o passo decisivo para que o Distrito, em amplo crescimento, fosse elevado à condição de município. A oficialização deu-se através da Lei Nº 528, de 2 de Junho de 1898. E, em 19 de setembro de 1899, acontece a instalação da Câmara Municipal. Com o passar das décadas, a cidade cresce em torno da região central até chegar aos dias atuais com horizontes promissores a serem seguidos pelos guararemenses.

Alambique gastronômico - Entre as opções diversificadas da gastronomia oferecida na cidade está o Restaurante Engenho do Salto. Situado em meio à mata, só os momentos de contemplação da vista já seriam suficientes para garantir o almoço. Ainda assim, oferece uma culinária caipira que agrada até os paladares mais exigentes. Além disso, o restaurante oferece a degustação das cachaças e licores produzidos lá mesmo. Perfeito para abrir o apetite e ainda levar uma garrafa para casa!

Já a Fazenda da Estiva tem um restaurante estilo bistrô, pequeno, acolhedor e com uma comida simples, mas caprichada. No buffet, cobrado por pessoa, está incluso 12 opções de pratos quentes, com opções vegetarianas e 12 opções de salada, além da sobremesa. No local há também um casarão datado de 1680 que, além de receber eventos como casamentos e almoços coorporativos, também atende grupos pré-agendados a partir de 10 pessoas para Café Colonial.

Cultura e flores. Cultura de flores - Entre os atrativos da cidade estão a já famosa Orquidácea. Considerado por seus clientes e admiradores das orquídeas, um dos melhores orquidários do Brasil, em termos de organização, limpeza e qualidade de cultivo, a Orquidácea produz, em média, 150.000 mudas/ano. Vale perder um pedaço da tarde entre as coloridas e perfumadas flores!

Já o Megandra surgiu recentemente como Empório Cultural, visando ser um espaço de contemplação, meditação e lazer onde é possível praticar yoga ou fazer uma massagem relaxante, apreciar o trabalho de artesanato sustentável - e até levar algo para casa - ou simplesmente tomar um café com calma e tranquilidade.
Hospedagem para todos os gostos - Guararema conta com opções de hospedagem para todos os gostos, apesar de todos os empreendimentos manterem um padrão de qualidade e serviços condizentes com o ambiente da cidade. Por lá é possível escolher entre hotéis com estrutura maior, com opções de lazer e gastronomia diversificados até pousadas que acolhem o visitante com o aconchego de casa. Entre as opções de hotéis e pousadas da cidade para o Carnaval estão:

Pousada Sapucaia www.sapucaia.tur.br
Pousada Água da Onça www.pousadaaguadaonca.com.br
Pousada Arandela www.pousadaarandela.com.br
Pousada Chez Lili www.chezlili.com.br
Vale do Sonho Hotel & Eventos www.valedosonho.tur.br
Pousada Maria Florência www.pousadamariaflorencia.com.br
Pintado na Brasa Hotel Fazenda www.pintadonabrasa.com.br
Guararema Parque Hotel www.guararemahotel.com.br

Nenhum comentário: