12 de dez de 2012

Atualização didática: jogos e quiz online ganham salas de aula


Atualização didática: jogos e quiz online ganham salas de aula


*Por Varlei Ramos
Toda forma de aprendizado é sempre bem-vinda, principalmente quando o tema em sala de aula é: jogos e quiz online. A favor do conhecimento e da educação, o ensino com ferramentas online ou off-line que utilizem a tecnologia está chegando às escolas e instituições de ensino.
Jogos online e quiz despertam maior interesse do jovem, que hoje está ansioso e preparado para novidades e desafios de conhecimentos através da Internet. Hoje, os jovens já esperam ser desafiados por jogos e, cada vez mais, esta ferramenta web terá mais espaço no modelo de ensino.
O estudante está pronto para absorver todo tipo de informação, principalmente quando temos jogos e quiz online. Com este tipo de ferramenta, se desperta maior interesse sobre o conhecimento, assim como o raciocínio lógico. O estudante sempre estará desafiado por tempo nas questões, melhorando o desempenho no trabalho em equipe, por exemplo.




Atualização didática
Atualmente, escolas públicas, privadas e instituições de ensino precisam de atualização didática. Para 2013, com novos governantes assumindo suas funções, as expectativas são positivas e o tema “educação” estará em pauta com mais força. Entre as possibilidades esperadas para o próximo ano está a de fazer a diferença nos municípios, com abertura para novas propostas e novidades.
Embora algumas instituições de ensino já conheçam a importância da relação entre escola e tecnologia, o tema ainda está a passos lentos. Educadores sabem da necessidade de inserir essa modalidade na grade pedagógica, mas existe a dificuldade em adotar um programa que corresponda à expectativa que se encaixe nos modelos de ensino na instituição.
As aulas precisam ser mais dinâmicas, a partir do momento que se implanta um modelo WEB em uma sala de aula, dificilmente há recusa por parte dos jovens. Eles ficam mais dispostos a aprender e participam mais, inevitavelmente o retorno positivo aparece, fazendo o investimento neste tipo de ferramenta valer a pena.
*Varlei Ramos é idealizador e diretor do Projeto PIC 10 - Programa de Incentivo ao Conhecimento, lançado recentemente no mercado brasileiro de educação, com o objetivo de estimular conhecimentos gerais em estudantes e premiar os que obtiverem as melhores pontuações com prêmios como tablets, computadores, TVs e smartphones. www.pic10.com.br

Nenhum comentário: