14 de dez de 2012

Aprenda a controlar o colesterol desde cedo



Aprenda a controlar o colesterol desde cedo

Jovens que cultivam hábitos saudáveis e controlam as taxas de colesterol e triglicérides desde cedo já estão se prevenindo de doenças cardiovasculares no futuro. Pesquisa publicada no jornal da American Heart Association (Circulation) revela que dois terços da população dos Estados Unidos desconhecem que os fatores de risco de infarto e derrame (AVC) podem surgir bem antes da fase adulta.

Clélia Machado, biomédica do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, diz que mesmo quem apresenta taxas consideradas normais (colesterol total menor de 200 e triglicérides abaixo de 150) não está livre de complicações futuras. Tudo depende de um conjunto de fatores que leva em conta, por exemplo, se o paciente é fumante, se tem pressão alta, diabetes, histórico familiar e doenças ateroscleróticas.

“A partir dos 20 anos de idade, é importante procurar um médico de confiança e realizar as dosagens de colesterol e triglicérides periodicamente. O paciente deve fazer jejum de 12 horas antes de se submeter ao exame de sangue, evitando interferência nos resultados obtidos. Diante de qualquer alteração, é necessário repetir a análise mais frequentemente e buscar orientação médica para iniciar um tratamento apropriado”, diz Clélia.

O consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol, como carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga e banha, por exemplo, pode elevar os níveis de colesterol. Ao mesmo tempo, o excesso de álcool e o consumo de carboidratos e açúcar em grandes quantidades também podem fazer os níveis de triglicérides subir.

Na opinião da biomédica, para manter a saúde em dia é interessante optar por alimentos com menos gordura, incluindo carnes magras. Além disso, é recomendável que se retire a gordura visível da carne, frango e peixe antes de cozinhar, evitando fritar os alimentos. “Grelhar, assar, cozinhar ou refogar é sempre melhor do que fritar. Com relação ao leite e seus derivados, prefira os desnatados e reduza o uso de maionese, margarina, manteiga, molhos cremosos e temperos oleosos. É fundamental, também, incluir muitas frutas e vegetais frescos no cardápio diário e encontrar uma forma prazerosa de combater o sedentarismo”.

Fonte: Clélia Machado, biomédica do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) – www.cdb.com.br


Mais sobre o CDB

Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) foi inaugurado em São Paulo há 14 anos, já com a proposta de ser um shopping center de saúde, onde os pacientes podem realizar todos os exames necessários em um só lugar, com conforto, segurança e facilidades.  Hoje, a rede dispõe de quatro megaunidades, além do CDB Premium – unidade que oferece tecnologia de ponta através de um serviço exclusivo e personalizado, em que o paciente conta com atendimento individualizado. Para os próximos anos, o objetivo do CDB é expandir nas zonas Sul, Oeste e Norte da capital paulista. A próxima megaunidade a ser inaugurada em março de 2013 se localiza na Av. Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro.

 

Nenhum comentário: