6 de dez de 2012

ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE SERÁ DISCUTIDA EM COTIA

Tornar o transporte totalmente acessível para as pessoas com deficiência é um dos objetivos da Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania, em sua terceira edição, que será encerrada no dia 8 de dezembro em Cotia para a região da Grande São Paulo. O evento é coordenado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo e promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na opinião da secretária Linamara Rizzo Battistella esse é um grande desafio que os municípios precisam vencer. A secretária lembrou que o Governo do Estado aplicou mais de 500 milhões na acessibilidade do metrô. “A acessibilidade é prioridade do governo Geraldo Alckmin”, afirmou Linamara.
O evento tem como público alvo, prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, assistência social, emprego e renda e é gratuito, com certificado de participação.
O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, diz que “já foi o tempo em que as pessoas com deficiência eram ignoradas pelos direitos constitucionais. Agora o programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência é respeitado, em muito no Estado de São Paulo, graças à capilaridade que está sendo construída pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Lembra que nosso estado tem cerca de 9 milhões de pessoas com deficiência e “se considerarmos os que vivem obrigatoriamente ao seu redor, estamos falando de uma população de aproximadamente 17 milhões de pessoas”, comenta.
Em sua opinião, respeitar os direitos da pessoa com deficiência é não privá-los de sua liberdade por não terem uma cadeira de rodas, um rampa para atingir um local público ou um transporte adaptado.
CARTILHA
A Uvesp irá distribuir aos vereadores eleitos e prefeitos que serão empossados, uma cartilha com leis de acessibilidade que, apresentadas, aprovadas e sancionadas resolverão a questão da acessibilidade nos municípios, disse o diretor de eventos Luis Mário Machado.
O prefeito Antonio Carlos de Camargo, de Cotia, está empenhado na presença de autoridades e sociedade civil, diante da importância dos temas que serão desenvolvidos.
O evento é gratuito, aberto a todos os participantes. Com entrega de certificados.
SERVIÇO
3ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
DIA 08 DE DEZEMBRO - SÁBADO - DAS 8H30 ÀS 12H30
Local: Ginásio Municipal de Esportes – Rua Ouro nº38 – Parque Bahia – Cotia – SP
Inscrições gratuitas no local
Mais informações, favor entrar em contato na UVESP, pelos telefones (11) 3884.6746 / 3884.6661 ou ainda pelo site www.uvesp.com.br

Nenhum comentário: