6 de nov de 2012

Paddac comemora 30 anos nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira (07), o Paddac (Programa Ação Docente-Discente de Apoio Comunitário), iniciativa desenvolvida pela Universidade Guarulhos (UnG), realiza cerimônia para comemorar os 30 anos de existência da ação social. O evento acontecerá no Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro da Instituição, às 19h30, e apresentará uma série de homenagens e depoimentos de voluntários, pacientes e idealizadores do Programa. Peças teatrais e apresentação de dança também fazem parte da programação.
O Paddac,  que atende nos municípios de Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo, fecha o ano de 2012 com as seguintes marcas: mais de 260 mil atendimentos realizados; 12 mil voluntários em três décadas; 11 cidades beneficiadas com as ações; conquista de quatro prêmios e condecorações e 10 projetos de pesquisa gerados a partir das iniciativas sociais, entre outras ações.
Sobre o PaddacA necessidade de atender às solicitações da comunidade, em face de diferentes problemas em diversas áreas, norteou a criação de programas de atendimento, visando auxiliar pessoas carentes da região, que por algum motivo não conseguiam assistência com os recursos oferecidos pelos órgãos municipais e/ou outros. Assim, em 1982, foi criado o Paddac pelo Departamento de Psicologia, reforçando assim a presença da Universidade (UnG) nas comunidades que a cercam, prestando serviços e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Nesse contexto, ao considerar que a população que procurava o Paddac precisava de atendimento não apenas da Psicologia, mas também de outras áreas, gradativamente foram sendo agregados outros cursos da UnG à iniciativa. Essa evolução acompanhou o ritmo de crescimento da Universidade.  O Programa reúne professores e alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.
Comunidades, definidas em estudos, recebem atendimento em todas essas áreas e categorias: desde crianças com dificuldades de aprendizado até pessoas da terceira idade, no que tange a cuidados com a saúde física e mental e à integração social. Quando necessário, os familiares dos atendidos são inseridos no Programa e também recebem apoio e orientação.
Essa dinâmica envolve a capacitação de alunos voluntários, que têm fundamental importância no acompanhamento do público-alvo do Paddac.
ServiçoCerimônia de comemoração de 30 anos do Paddac
Dia 07/11, às 19h30
Unidade Guarulhos-Centro da UnG – Praça Tereza Cristina, 88,
Centro, Guarulhos – Anfiteatro F
Entrada Franca

Nenhum comentário: