10 de nov de 2012

Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene no Sesc Santo André


Composta por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade, a orquestra apresenta ritmos brasileiros com o principal instrumento da capoeira




O Sesc Santo André apresenta no dia 18 de novembro, às 17h, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, dentro da programação Encontro de Capoeira, que acontece do dia 16 ao dia 20 de novembro, com diversas atividades relacionadas ao tema.
O projeto da orquestra surgiu em encontros informais entre Dinho Nascimento e alguns amigos, com os jovens da comunidade, aos domingos na pracinha do morro. A partir disto o projeto ganhou caráter profissional, tornou-se um ponto de cultura, foi comtemplado com editais e se apresentou em diversas cidades do estado de São Paulo.
O berimbau, que é um instrumento de resistência cultural vindo dos povos africanos, ganhou o gosto popular brasileiro a partir de seu uso na capoeira. Porém a Orquestra o apresenta com diferentes sons que compões toques tradicionais capoeirísticos e também da música popular brasileira, construindo ritmos como o samba de roda, ijexá, congo-de-ouro, barravento, além de ladainhas, chulas e corridos, com arranjos arrojados e inéditos de Mestre Dinho Nascimento.
Os berimbaus são cuidadosamente afinados e agrupados em naipes: berimbau gunga ou berra-boi (som grave), de centro (som médio) e o viola ou violinha (som mais agudo). O "Berimbum", com som super-grave, é tocado com arco de violoncelo, e o “Berimbau de lata” também tocado com arco, mais parece uma rabeca. Vozes entoam os versos das ladainhas, corridos e canções. Alguns instrumentos como o guimbarde ou trump (berimbau de boca), agogô, pandeiro, reco-reco, ganzá, triângulo, atabaque, matraca, efeitos diversos e palmas completam a sonoridade.
Essa programação faz parte do especial Consciências Negras, que traz uma série de atividades, oficinas e vivências inspiradas nas diversas consciências quanto a aspectos de identidade e personalidade afro-brasileira, apresentado pelo Sesc Santo André em todo o mês de novembro.
SERVIÇO:

Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
18/11. Domingo, às 17h.
Em diversos espaços da Unidade.
Livre para todos os públicos
Grátis.

SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André – SP.
Informações: (0xx)11 4469-1200
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento no próprio SESC: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)

Nenhum comentário: