20 de nov de 2012

Adestrando Gafanhotos, por Humberto Mendes



Propaganda: O Caminho das Pedras
Editora nVersos lança livro do publicitário Humberto Mendes para tirar jovens do comodismo
Gafanhoto é a forma carinhosa como o publicitário Humberto Mendes chama os recém-formados, estagiários e universitários, todos os “novatos” na vida profissional. Sua inspiração veio do Mestre Po, que chama assim seus aprendizes em uma série de kung fu da década de 1970. A ideia vem da forma de ensinamento proposta pelo mestre, que vai além da técnica e busca oferecer aos seus alunos lições de vida como humildade, dedicação e amor.
De contato a diretor de veículos como Correio da ManhãManchete e a Editora Abril, Humberto carrega em seu currículo a experiência de mais de 50 anos dedicados à publicidade. Tanta bagagem profissional motivou o publicitário a unir os segredos da profissão em um guia prático de nome Propaganda: O Caminho das Pedras. A ideia da obra é bem simples “procurar colaborar de forma modesta, porém pretensiosa (o termo é esse mesmo), para o desenvolvimento técnico e humano desses novos profissionais”.
Ao perceber a falta de atenção no processo de formação desses jovens com questões básicas como a ética, paciência e honestidade, o autor buscou por meio de suas próprias experiências expor as necessidades, carências e atitudes que podem e devem ser tomadas. Além de suas ideias, Humberto também traz lições e ensinamentos de grandes nomes da publicidade como Caio Domingues e David Ogilvy e outros. “Esses nossos dois célebres colegas de profissão continuarão a ser, por muitos e muitos anos, dois dos maiores publicitários de todos os tempos”, diz o autor.
Para ensinar o “caminho das pedras”, Humberto traça o cenário da área. Para isso, faz uma retrospectiva de toda a indústria publicitária, desde quando surgiram as primeiras agências nacionais até os dias de hoje. Também aponta os problemas da publicidade como a desvalorização do produto, os maus profissionais e as inseguranças daqueles que já estão na área.
Propaganda: O Caminho das Pedras traz dicas que podem ser levadas além do profissional. São lições dadas por alguém com experiência de vida e carreira que passou pelos medos e angústias de ser um novato. Ou seja, ele sabe bem do que fala.
Sobre o autor:  Humberto Mendes trabalhou na área editorial e em diversas agências como diretor de atendimento e de novos negócios. Na década de 1990, comandou a superintendência da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e foi gerente de marketing da Fundação Bienal de São Paulo. Desde 2002, atua como vice-presidente executivo da Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO) e escreve sobre a atividade em diversos jornais do país.
Lançamento do livro
30 de outubro às 19h30
Livraria Cultura no Bourbon Shopping
Rua Turiassu, 2100 – 3º piso.
Antes da sessão de autógrafo e do coquetel Humberto Mendes dará uma palestra sobre o livro.

Ficha técnica:Editora: nVersosPáginas: 188 páginas
Formato: 15 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-64013-66-7

Nenhum comentário: