4 de out de 2012

Oficinas Culturais abrem as inscrições para a programação de outubro a dezembro

     
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
ASSESSORIA DE IMPRENSA



Rua Mauá, 51 – Luz - São Paulo/SP                PABX: (11) 2627-8000 
CEP: 01028-900                www.cultura.sp.gov.br 


Oficinas Culturais abrem as inscrições
para a programação de outubro a dezembro

Serão oferecidas aproximadamente 18 mil vagas gratuitas em todo o Estado. 

No dia 1 de outubro, as Oficinas Culturais – espaços da Secretaria de Estado da Cultura administrados pela POIESIS – POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abrem as inscrições para programação de outubro a dezembro em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 441 atividades e 18.415 vagas em oficinas, workshops, debates e palestras, além de 4.497 ingressos para espetáculos, shows, mostras de cinema e vídeo. A programação completa estará disponível no site www.oficinasculturais.org.br a partir do dia 1 de outubro.

Um dos destaques da programação é a Semana Altino, que será realizada na Oficina Cultural Altino Bondesan, em São José dos Campos, entre 22 e 26 de outubro, em comemoração aos cinco anos de atuação do programa no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A Semana terá exposições, palestras, workshop, intervenções artísticas e apresentações musicais.
Outro destaque é a atividade Papo de Artista, programada pela Oficina Cultural Carlos Gomes, de Limeira, para acontecer no dia 24 de novembro. A artista plástica, ilustradora, educadora e escritora Edith Derdyk será a convidada para falar sobre sua participação em exposições de instituições culturais consagradas do Brasil e do exterior, em países como Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Suíça e Dinamarca. Em 2012, a artista ganhou o Prêmio Artes Visuais Funarte SP.

Na Capital, a Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade promoverá dois minicursos. Nos dias 5 e 6 de novembro, Paulo Markun falará sobre como produzir uma Biografia. O jornalista abordará escolha do personagem a ser biografado, fontes de pesquisa, elaboração de entrevistas, critérios de corroboração de informações e utilização da narrativa literária no texto final. Já o minicurso Roteiro Cinematográfico será coordenado pelo roteirista, produtor e diretor de cinema argentino Pablo José Meza, auto do premiado Buenos Aires 100 Kilómetros. A atividade acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

Outro destaque da Capital será a I Mostra Teatro para Alguém, que acontecerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 13 a 19 de dezembro. A mostra apresentará, para o público presencial e virtual, simultaneamente, cinco webpeças de seu repertório, selecionadas de diferentes autores, atores e diretores, reconhecidos e desconhecidos pela mídia. Os últimos dois dias da mostra serão dedicados às apresentações de duas webpeças resultantes da oficina “Teatro – Inter – Cine”.

Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). 

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br

Nenhum comentário: