5 de out de 2012

Guia sobre transtornos emocionais ajuda a compreender as origens das doenças da mente e indica como lidar com elas Entrada x Rever del x Tony x

02/10/2012 - Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Guia sobre transtornos emocionais ajuda a compreender as origens das doenças da mente e indica como lidar com elas
Depressão, ansiedade, pânico, TOC, bipolaridade, esquizofrenia, doença de Alzheimer e abuso de álcool, crack e outras drogas estão entre os mais comuns e incapacitantes distúrbios mentais, que, somados, atingem uma em cada três pessoas, ao longo da vida. Por falta de conhecimento ou receio, no entanto, esses males tão comuns não são devidamente diagnosticados e tratados, na maior parte das vezes. Para fornecer informação qualificada sobre o assunto, em linguagem acessível, a jornalista Naiara Magalhães e o executivo José Alberto de Camargo lançam, pela Editora Gutenberg, o livro Não é coisa da sua cabeça, um guia detalhado sobre o complexo território dos transtornos da mente, destinado a todos os que se interessam pelo assunto.
Para o médico e escritor Drauzio Varella, que assina a quarta capa da obra,Não é coisa da sua cabeça apresenta os transtornos emocionais “com muita propriedade” e assume o propósito de “servir de orientação para todos nós que lutamos para manter a sanidade num mundo cada vez mais enlouquecedor”. “É um livro muito interessante, bem escrito, que trata das alterações da mente e do comportamento humano como se os autores conversassem com o leitor”, define.
Com o respaldo de trinta dos mais conceituados especialistas da área – entre médicos, psicólogos, terapeutas e pesquisadores, em sua maioria ligados à Universidade de São Paulo (USP) – e do relato de dezesseis pessoas que superaram ou estão superando um transtorno emocional, os autores identificam a tênue linha que separa atitudes e comportamentos considerados dentro do padrão de normalidade psíquica e aqueles definidos como desordens mentais. Ao longo de onze capítulos, o livro vai distinguindo ansiedades momentâneas, tristezas e desânimos passageiros, falhas de memória pontuais, manias, superstições e excentricidades inofensivas das doenças psíquicas, que trazem sofrimento para as pessoas, comprometem sua vida prática e interferem na vida dos que estão a sua volta. Testes recomendados pelos especialistas ajudam o leitor a avaliar se há em si sinais de alguma dessas doenças.
Além de discorrer sobre as origens, os sintomas e os tratamentos dos problemas mais comuns e impactantes nesse campo, o livro aborda as atitudes que os familiares podem tomar em benefício da pessoa em sofrimento, avalia a cobertura que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece – e deixa de oferecer – nos tratamentos de saúde mental, e dá dicas de como prevenir os transtornos da mente. Ao final, um glossário ajuda a entender termos do universo psíquico, como mente, alma, razão, emoção, personalidade, delírio, estresse, psicoterapia, psicanálise, psiquiatria, entre outros.
Buscando afastar noções simplistas, segundo as quais as doenças da mente são vistas como falhas no caráter, fraqueza, frescura, ou simples “criações da cabeça das pessoas”, o livro abre as portas desse complexo tema para que os leitores percebam que qualquer um – até alguém próximo  – pode ser acometido por alguma dessas dificuldades.
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Sobre os autores - Naiara Magalhães é jornalista, natural de Belo Horizonte (MG). Trabalhou como repórter na revista Veja, em São Paulo, durante quatro anos – dois deles dedicados a assuntos da área da saúde. José Alberto de Camargo é paulistano, administrador de empresas. Em seus 78 anos de vida e na gestão dos milhares de funcionários das companhias por onde passou, pôde constatar a alta incidência estatística dos transtornos emocionais e o impacto empresarial, social e familiar das “doenças da alma”. O projeto de Não é coisa da sua cabeça nasceu do encontro entre o executivo e a jornalista, na ocasião de uma entrevista que ele concedeu a ela, em 2009. Interesses comuns sobre os temas saúde, comportamento e sociedade se uniram e deram origem a este livro, escrito ao longo do último ano.
TítuloNão é coisa da sua cabeçaAutores: Naiara Magalhães e José Alberto de Camargo
Número de páginas: 320
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 31,90
ISBN: 978-85-65383-77-6
Lançamento de Não é coisa da sua cabeça em São Paulo
Data: terça-feira, 9 de outubro, às 18h30
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073 - São Paulo (SP)

Nenhum comentário: