4 de out de 2012

Gastronomia/culinária/redes sociais/Blogostoso


O melhor da gastronomia e do turismo pelas redes sociais

Com mais de 800 pageviews diários, Blogostoso fornece dicas sobre comidas, bebidas e locais a serem descobertos

Que tal uma sugestão gostosa sobre o que comer e beber? E uma dica de lugar irresistível para ser visitado na sua próxima viagem? Essa é a proposta do blog Blogostoso(www.blogostoso.wordpress.com), que alia bom humor a várias e belas imagens e utiliza as redes sociais para levar essas informações ao conhecimento das pessoas. A iniciativa é do professor universitário, jornalista, relações públicas e publicitário Pedro Paulo Vaz.

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, ele se define um apaixonado por viagens e, especialmente, por comidas e bebidas dos mais diversos tipos. “Procuro relatar sobre aquilo que eu tenha vivenciado. Não falo, em hipótese alguma, sobre o que não conheço ou não tenha provado. Para fazer as postagens me baseio em lembranças, pesquisas e, claro, nas minhas andanças em busca das melhores sugestões de comidas, bebidas e locais para se conhecer”, explica.

Com média diária de mais de 800 pageviews (cerca de 4 mil por semana), o Blogostoso surgiu de um desafio proposto por um grupo de alunos: “Tudo começou porque eles queriam ler sobre minhas aventuras pelo mundo afora. Escrever por escrever não teria sentido. Era preciso dispor de um blog que fosse prazeroso, que fizesse com que as pessoas sonhassem com as imagens e situações mencionadas. Ao sair de um jantar, fiquei pensando como seria isso. Tinha de ser algo legal, bonito, gostoso... Daí me ocorreu a ideia de que beber é gostoso, comer é gostoso, viajar é gostoso; enfim, viver é gostoso. Estava, então, criado o nome.”, comenta.

CONTEÚDO DELICIOSO – Lançado em outubro de 2010, o blog é formado por três categorias: Delícias para saborear (união de lugares com gastronomia), Maravilhas para beber(associação de locais com bebidas) e Valendo a vida (relato de viagens feitas). Os posts são atualizados de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana, por meio das redes sociais, os leitores são incentivados a apontar o texto mais interessante da semana, além de rever as postagens.

As postagens entram no ar por volta das 8 horas. A sequência é a seguinte: segunda, Valendo a vida; terça, Maravilhas para beber; quarta, uma dica mais informal em Delícias para saborear; quinta é a vez de uma sugestão mais elaborada em Delícias para saborear; e finalmente, na sexta-feira, indicação de bares,comidinhas e bebidas em Maravilhas para beber, conta Pedro Paulo Vaz.

Desde o início, já são mais de 380 posts, 1.580 comentários e 310 mil visitas. As atualizações levam cerca de uma hora para serem feitas, o que demanda, além da elaboração do texto, pesquisa de imagens e produção de fotografias registradas pelo próprio autor. O perfil dos internautas é bem amplo, de universitários e profissionais liberais até aposentados. Há, inclusive, leitores de outros países como Venezuela, Itália, Espanha e Argentina.

NOVOS RUMOS – O crescimento da quantidade de internautas é resultado da estratégia de divulgação adotada em relação às redes sociais. Pedro Paulo Vaz utiliza especialmente o Twitter e o Facebook, sem falar das pessoas que já conhecem o blog e costumam reproduzir os posts que são sempre baseados nas experiências vividas pelo autor.

Sobre os próximos passos, Pedro Paulo Vaz, que também é produtor de rádio, TV e cinema, é ambicioso: “Minha expectativa é que o Blogostoso torne-se referência em life style, sendo uma excelente opção para os amantes da boa gastronomia e do turismo. E, claro, que ele se transforme em um portal de coisas gostosas para comer, beber e conhecer”, aponta.

Se depender da qualidade das postagens e do aumento de leitores frequentes, é ver (ou melhor, acessar) para crer. Então, está esperando o quê? Entre emwww.blogostoso.wordpress.com e se delicie com as histórias, saborosas, que você encontra nesse divertido blog.

Nenhum comentário: