4 de out de 2012

Fwd: Crônicas bem humoradas integram livro a ser lançado em paralela do Salão de Humor


Crônicas bem humoradas integram livro a ser lançado em paralela do Salão de Humor

Escritora piracicabana retrata situações cotidianas com dose extra de humor

A escritora piracicabana Maria Helena Coelho Lastória participa da programação paralela do 39° Salão Internacional de Humor de Piracicaba com o lançamento do livro de crônicas “Nóis é Alegre”, no sábado (6), às 16h, no Espaço Catavento. A entrada é gratuita e a renda da venda dos exemplares será em benefício do Instituto Rumo.

Situações e pessoas do cotidiano de Maria Helena integram as narrativas das 33 crônicas, construídas a partir de percepções que a autora registra com descontração e sensibilidade. “Escrevo sobre fatos reais que marcaram momentos felizes de minha vida”, conta a escritora.

O filantropo Edgar, as comadres Ana e Célia, o bebum Vicentão e a graciosa Yasmin são alguns dos personagens que aparecem em “Nóis é Alegre”, título sobre o qual Maria Helena comenta: “A ideia surgiu no convívio com pessoas simples com as quais me relacionei durante boa parte de minha vida pessoal e profissional”, diz.

Graduada em odontologia pela FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), Maria Helena atuou como dentista e radiologista por 32 anos no Sesi. Depois de aposentada, teve uma crônica de sua autoria publicada no Jornal dos Participantes do HSBC Fundo de Pensão. Em 2011 lançou o primeiro livro, Polenta com Leite (2011), também com crônicas do cotidiano. As filhas Andrea e Daniela tiveram papel primordial em sua trajetória de escritora.

Para Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), o lançamento reafirma a pluralidade do Salão. “Além das 26 mostras paralelas, oferecemos oficinas e espetáculos infantis de humor aos domingos. Nesta edição conseguimos inovar também com a realização da 1a Caminhada com Bom Humor, que teve a adesão de mais de 500 pessoas. A ideia é atrair sempre novos públicos”.

Com 99 páginas, o livro de Maria Helena foi editado pela Compacta Gráfica e Editora. O prefácio é assinado pelo músico, professor, violonista e compositor Hermes Petrini. São apoiadores o Espaço Catavento, Empório do Vovô e Pira Brasil. “Para mim, é uma grande honra ter minha obra inserida no Salão de Humor, uma vez que o evento costuma repercutir de maneira muito positiva no Brasil e no exterior”, comenta a escritora.

Nenhum comentário: