5 de out de 2012

Documentário sobre Caravaggio será reapresentado neste sábado (6/10) na TV Cultura




Documentário sobre Caravaggio será reapresentado neste sábado (6/10) na TV Cultura
Especial produzido em HD retrata a vida do gênio italiano e traz entrevistas com os maiores especialistas do país. No ar a partir das 14h45


São Paulo, 
4 de outubro de 2012 – Aqueles que não puderam assistir o documentário Caravaggio, o mestre dos pincéis e da espada, no início da semana, terão a chance de conferir este especial sobre o pintor italiano neste sábado (6/10), às 14h45, na TV Cultura.

Além de retratar a vida e a obra do artista, o documentário, produzido em HD e com direção geral de Hélio Goldsztejn, mostra todos os detalhes e bastidores da maior exposição sobre Caravaggio trazida para o Brasil, que ficou em cartaz no Masp, em São Paulo, até o último domingo (30) e que poderá ser vista em Brasília, a partir de sábado, dia 6.

A produção ainda conta com entrevistas de renomados especialistas do país: André Tavares (historiador da arte), Fábio Magalhães (curador da exposição), Lorenzo Mammi (filósofo e historiador), Luciano Migliaccio (historiador da arte), Luiz Marques (historiador da arte) e Carlos Ebert (fotógrafo de cinema)

Mestre da pintura, da luz e da sombra, Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) foi um artista de personalidade violenta, polêmica e transgressora. O mesmo gênio que pintou para a Igreja e para os poderosos da época  tinha como modelos  homens e mulheres do povo. Ele costumava retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes, ciganos e prostitutas.

Outra característica de suas obras são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros.

O pintor morreu aos 39 anos, no sul da Toscana.  Apesar de curta, sua vida foi o suficiente para torná-lo imortal. 


Direção Geral: Hélio Goldsztejn
Direção e roteiro: Alexandre Handfest
Realização TV Cultura e Base 7
Duração: 53 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Nenhum comentário: