5 de out de 2012

Computação aplicada à Defesa Agropecuária será tema de seminário amanhã


Computação aplicada à Defesa Agropecuária será tema de seminário amanhã
A Embrapa Gado de Corte e o projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (InovaDefesa) realizarão amanhã (05), às 13h, o seminário “Computação aplicada à Defesa Agropecuária”, no auditório da Embrapa, em Campo Grande (MS). O seminário é aberto ao público e também será transmitido, ao vivo, pela Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RITDA) (www.inovadefesa.ning.com).
A ideia da realização do seminário surgiu a partir da demanda da Embrapa Gado de Corte em implantar uma rede de pesquisa em Saúde Animal, em parceria com o projeto InovaDefesa, com o objetivo de fomentar discussão entre pesquisadores, produtores, empresários e comunidade. Além disso, o seminário visa a aproximar a Embrapa Gado de Corte e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em torno do tema pois as duas instituições trabalham na implementação de um curso de mestrado profissional em Computação aplicada à Agropecuária de Precisão.
A abertura será feita pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Dr. Cleber Oliveira Soares. O professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dr. Wagner Meira Júnior, fará a palestra “Mineração de dados e sua aplicação em Defesa Agropecuária”. Atualmente Wagner Meira é pesquisador em produtividade do CNPq e coordenador da linha de pesquisa em Descoberta do Conhecimento do INWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web. Entre as tecnologias desenvolvidas pelo grupo está o Observatório da Web, ferramenta que se vale das postagens em redes sociais e que foi homologada pelo Ministério da Saúde em programas de vigilância contra a dengue. A ideia é que este tipo de ferramenta seja testada para monitorar as notícias sobre doenças que afetam os rebanhos no Brasil e no exterior.
Em seguida, José Carlos Silva Neto, Diretor Técnico do grupo Quali, fará a palestra “Segurança digital e rastreabilidade da informação: por que são críticos para o Agronegócio e a Defesa Agropecuária?”. José Carlos coordena o desenvolvimento de software seguro para coleta de dados de fiscalização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em dispositivos móveis, além do desenvolvimento de um cartão inteligente para transações financeiras e serviços para usuários da Ceasa-Minas. A questão de segurança digital é crucial para o agronegócio pois os dados transmitidos têm valor estratégico para Governo e Setor Privado.
Para Camilo Carromeu, analista de Tecnologia da Informação (TI) da Embrapa Gado de Corte, o seminário visa introduzir pesquisadores do Centro, docentes e alunos do curso de Ciência da Computação, comunidade de Tecnologia da Informação (TI) de Campo Grande (MS) e do Brasil aos dois temas e sobre o desenvolvimento de soluções de TI voltadas especificamente para Defesa Agropecuária.
Para assistir ao seminário pela internet, ao vivo, acesse www.inovadefesa.ning.com. A transmissão inicia-se às 13h.
Para mais informações sobre o Projeto InovaDefesa, ligue no telefone (31)3235-3423 ou envie e-mail para comunicacao.inovadefesa@gmail.com.

Nenhum comentário: