4 de out de 2012

Charles na Escola de Dragões


Charles na Escola de Dragões

Diferente dos colegas, o personagem faz poesia e não cospe fogo nos cadernos. Inspirada no poema "O albatroz", do autor francês Charles Baudelaire, a obra mostra a história de um pequenodragão que acaba de ingressar na escola. Ele foge aos padrões de seus colegas de classe, que lhe provocam o tempo todo, numa situação análoga aos problemas vividos atualmente por numerosas crianças vítimas de bullying.

Editado pela FTD, a história de Charles na Escola de Dragões, de Alex Cousseau, mostra, de maneira poética, lúdica e didática, como o processo de depreciação vivido pelo personagem, causado pela intolerância de seus colegas, afeta a percepção que tem de si mesmo e como a superação desse sentimento de inferioridade é essencial para a sua real libertação.

Charles é franzino, tem asas e pés enormes, não consegue voar e não cospe fogo em seu caderno, como manda a professora. Ao contrário, aproveita as aulas para compor poemas. Certo dia, porém, liberta-se e consegue voar – e são justamente suas grandes asas e seus desajeitados pés que lhe proporcionam um bonito voo.

O livro apresenta no final um texto da tradutora, especialista em literatura, que estabelece para o pequeno leitor a relação dessa história com o conhecido poema francês e com o próprio Baudelaire. Também há a reprodução desse poema em português e a biografia do renomado poeta francês.


Sobre o autor - Alex Cousseau
Nasceu em 1974, na cidade de Brest, na França. Quando criança, Cousseau adorava ler e viajar pelo mundo da imaginação. Depois de estudar Artes Plásticas e Radiodifusão, resolveu tornar-se professor e, posteriormente, escritor. Em parceria com Philipe-HenriTurin, ilustrador dolivro, Cousseau realiza oficinas com crianças e jovens, que lhes servem de inspiração para a criação de diversos livros destinados ao público infantojuvenil. O autor vive na cidade de Vannes, França.

Ilustrador - Philippe-Henri Turin
Nasceu em 1963 na cidade de Lyon, na França. Estudou na Escola de Belas Artes de Lyon e no renomado colégio Émile Cohl, onde se tornou ilustrador. Durante anos, ilustrou diversas revistas e jornais franceses. Passado um tempo, Turin decidiu dedicar-se à ilustração de livros infantojuvenis. Atualmente oferece, com Alex Cousseau, autor deste livro, oficinas por toda França. O ilustrador vive em Villeurbanne, próximo a sua cidade natal.


Informações técnicas
Autor: Alex Cousseau
Ilustradores: Philippe-Henri Turin
Formato: 28,5 x 40,5 cm
Páginas: 48
Acabamento: capa dura
Temas abordados: solidão,superação, diferenças, bullying
Tema transversal: ética, pluralidade cultural
Recomendação: público infantil
Valor: R$ 60,70

Nenhum comentário: