4 de out de 2012

Aparelho auditivo da Telex é premiado em competição de design na Dinamarca


Aparelho da Telex Soluções Auditivas é premiado
em competição de design na Dinamarca
O 'Claris D', um dos menores aparelhos auditivos sem fio do mundo, recebeu dois prêmios
pela sua alta qualidade estética e funcional 

O aparelho Oticon Intiga, comercializado no Brasil pela Telex Soluções Auditivas com o nome de Claris D, recebeu dois top prêmios do júri do Prêmio Dinamarquês de Design 2012, nas categorias Design Industrial Business-to-Consumer (B2C) e Prêmio Escolha Popular 2012.

O 'Claris D', um dos menores aparelhos auditivos sem fio do mundo, foi selecionado entre 124 inscritos é o único a ganhar dois prêmios dessa competição de design, que distingue empresas que têm criado produtos inovadores e soluções de alta qualidade estética e funcional.

A entrega do 48º Prêmio Dinamarquês de Design, em seis diferentes categorias, foi feita pelo ministro de Cultura dinamarquês, Uffe Elbæk, em cerimônia realizada no Centro de Design dinamarquês no H.C. Andersens Boulevard, em Copenhague. Pela primeira vez, o evento também incluiu uma seleção de design de novos talentos, com votação online pela escolha do design mais popular entre os diversos indicados - premiação que também contemplou o Claris D.
 
A Telex Soluções Auditivas é uma empresa multinacional, com mais de 60 anos de experiência e tradição no mercado brasileiro de aparelhos auditivos e mais de 300 mil clientes. A Oticon A/S, parceira e fornecedora de aparelhos auditivos, é a detentora de 100% das ações da Telex. Líder no seu segmento, com sede na Dinamarca, é a mais antiga empresa do mundo na produção e pesquisa de aparelhos auditivos, atuando em mais de 150 países. Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas já usam aparelhos com tecnologia Oticon.

O 48º Prêmio Dinamarquês de Design teve como vencedores, em seis diferentes categorias:

Design industrial – business-to-consumer: Oticon Intiga, aparelho auditivo, especialmente desenvolvido para usuários que utilizam o aparelho pela primeira vez. É um dos menores aparelhos auditivos sem fio do mundo, com o consumo de energia mínimo. Empresa: Oticon; Design: Christian Lockenwitz.

Design industrial – business-to-business: Grundfos pump MAGNA 3, uma bomba de circulação de eficiência energética, que usa 75% menos energia que uma bomba tradicional da categoria D. Empresa: Grundfos; Design chefe: Morten Sofusen.

Design de móvies, têxtil e de roupas: Grip – mesa que é montada sem o uso de ferramentas e onde a posição das pernas varia de acordo com o usuário; muitas mesas podem ser colocadas juntas para formar uma grande mesa. Empresa: Randers+Radius; Design: Troels Grum-Schwensen.

Design digital: Endomondo, comunidade esportiva baseada em rastreamento de GPS para corrida, pedalada etc.
Empresa: Endomondo; Design: Ali Tabatabai, WEM3.

Design de serviço e experiência: Tower Parque, baseado numa reprodução de cinco entre as mais conhecidas torres e pináculos de Copenhague, que proporciona desafios em habilidades motoras e encoraja atividades físicas. Instituição: Cidade de Copenhague; Design: Monstrum aps, GHB Landskabsarkitekter a/s. Electronics: PlayAlive a/s.

Design gráfico: Identidade corporativa da Realdania para a publicação ““Få et grønt forspring” (Ganhe uma vantagem verde) e da reunião de cúpula “2050 – der bli’r et yndigt land” ( 2050 – construindo um país bonito). Empresa: Realdania; Design: Designit A/S.
 
Pela primeira vez na história do Prêmio Dinamarquês de Design, o júri também concedeu um prêmio a um jovem talento dinamarquês. O prêmio Talento 2012 foi para Thea Ubbe, que criou um “ninho” para bebês prematuros, que visa dar às crianças um começo de vida melhor.

Outra novidade foi o prêmio Escolha Popular, com votos online para os projetos indicados na competição principal. O prêmio Escolha Popular foi para um dos 6 vencedores, ao aparelho auditivo Oticon Intiga (Claris D). O prêmio “Os Clássicos 2012” foi entregue para a obra de Finn Juhl´s, cadeira Chieftain, desenhada em 1949. O júri considerou que a criação dess cadeira representou uma renovação no design dinamarquês de móveis.
 

Nenhum comentário: