4 de out de 2012

ABACT-APEX promovem debate "Novos Territórios da Arte Contemporânea Brasileira" em Londres, nesta segunda (8/10)


Laila Abou

55 +11 3062-6399

cid:image002.jpg@01CC1EC1.2FFCF490
Rua Augusta, 2.529 – conjunto 21 – Cerqueira César
CEP: 01413-100 São Paulo – SP.


Debate sobre Expansão da Arte Contemporânea Brasileira acontece nesta segunda-feira (8/10), na Embaixada do Brasil em Londres

A mesa, que se inicia às 17h, terá a participação de Jochen Volz, curador por oito anos de Inhotim, e Tanya Barson, da Tate Modern

            O Projeto de Promoção Internacional da Arte Contemporânea Brasileira (uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil – e a Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT), em colaboração com a Embaixada do Brasil em Londres, promove na segunda-feira, 8/10, o debate “Novos Territórios da Arte Contemporânea Brasileira”.

Participam da mesa de debate Jochen Volz – que após oito anos como diretor e curador do Instituto Inhotim, assumiu como curador-chefe da londrina Serpentine Gallery – e Tanya Barson, curadora da galeria Tate Modern, também em Londres. A mediação do será da curadora e crítica independente Kiki Mazuchelli. O evento começa às 17h.

 Após a discussão, haverá um coquetel de lançamento do livro “Contemporary Art Brazil”, com sessão de autógrafos com seus editores: o iraniano Hossein Amirsadeghi, a editora-executiva Catherine Petitgas e a curadora do projeto, Maira do Carmo M.P. de Pontes. Repleto de ilustrações e baseado no mapeamento mais atual já feito sobre a arte brasileira, o livro levanta as tendências e figuras centrais da cena atual no país. Ao todo, são 120 profissionais entre artistas, galeristas, diretores de instituições, críticos, curadores e colecionadores brasileiros.

 O debate e o lançamento antecedem a feira Frieze Masters 2012 e a Frieze Art Fair 2012, que acontecem na cidade entre os dias 11 e 14 de outubro. Kiki Mazuchelli também irá conduzir visitas guiadas às galerias brasileiras pelas duas feiras entre 11 e 13 de outubro. É necessário se inscrever para participar das visitas. 

 A Frieze Masters é uma nova feira que propõe uma perspectiva única e contemporânea sobre a arte histórica, apresentando trabalhos que datam de antes do ano 2000 oriundos de mais de 90 galerias de renome internacional. Este ano, a feira inclui a seção Spotlight, sob a curadoria de Adriano Pedrosa. Nela, haverá mostras individuais de artistas brasileiros como Sérgio Camargo, Geraldo de Barros e Paulo Bruscky.

 Sobre o Projeto de Promoção Internacional ABACT/Apex-Brasil

 O Projeto de Promoção Internacional da Arte Contemporânea Brasileira foi criado em 2007 pela ApexBrasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário com o objetivo de promover a arte contemporânea brasileira internacionalmente.

Em 2011, a Bienal passa a gerência do projeto para ABACT. Hoje, o projeto ABACT/Apex-Brasil representa 54 galerias de arte contemporânea em sete estados, promovendo o trabalho de mais de mil artistas. Dentre as galerias, 46 também são associadas à ABACT.

Nenhum comentário: